Postagens

Mostrando postagens de Junho 25, 2011

Pará, terra sem lei?

Um dos principais cenários de conflitos agrários do país, o Pará foi palco no último mês de quatro novos casos de assassinatos de trabalhadores rurais. Em uma década, o estado registra 219 homicídios no campo, com apenas quatro condenações. Apesar das estatísticas, o diretor de Polícia do interior do estado, delegado Sílvio Cézar Batista, defendeu a atuação do governo local no enfrentamento da violência agrária.
“Me preocupa a estigmatização do estado, parece que lá é uma terra sem lei, uma fronteira sem controle. E não é. O Pará tem buscado avançar, criar condições para que a pressão no campo diminua”, disse o delegado em audiência pública no Senado. Batista estava representando o secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha.
Segundo Batista, o estado criou varas agrárias, colocou as polícias em campo e criou três delegacias especializadas em crimes no campo. No entanto, para o delegado, a responsabilidade não pode ser apenas do estado.
“Criticar é muito fác…

Criação do Tapajós gera debate em Santarém

Com a recente promulgação do plebiscito sobre a criação dos estados de Tapajós e de Carajás, que seriam divisões do território do Pará, o assunto voltou a ser a tônica em Santarém, que está cotada para ser a capital de Tapajós. Na cidade, a maioria dos moradores é favorável à criação do novo estado. A parte contrária está concentrada no entorno de Belém. Continue Lendo

Santarém é o novo pólo de oncologia no Pará.

O estado do Pará possui um novo pólo oncológico, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, no município de Santarém, no oeste do estado.  O hospital possui uma estrutura que o torna uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), título concedido pelo Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde. E com a autorização de novos serviços e estrutura, anunciada pelo governo do estado, no último dia 22, o HRBA poderá atender além da região oeste, outros municípios do Pará e dividir a demanda com o Hospital Ophir Loyola.