Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 4, 2013

Brasil tem 4 universidades entre as cem melhores dos BRICs . Mas nenhuma delas está no topo da lista

Na Folha de São Paulo
Há quatro universidades brasileiras entre as cem melhores dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de outros 17 países emergentes. Mas nenhuma delas está no topo da lista.
A análise --primeira desse tipo-- foi divulgada nesta quarta-feira e feita pelo grupo THE (Times Higher Education), que também é responsável pelo principal ranking internacional de universidades que existe hoje. As quatro brasileiras citadas são a USP, Unicamp, UFRJ e a Unesp.
A USP aparece em 11º lugar na classificação. Antes dela estão instituições da China, da África do Sul, de Taiwan, da Turquia e da Rússia.
"A avaliação mostra que é fundamental ensinar em inglês", analisa o físico da Unicamp e especialista em ensino superior Leandro Tessler.
Ou seja: as melhores universidades do grupo dão aulas em inglês mesmo que não sejam países de língua inglesa --caso, por exemplo, da China.
As universidades com aulas em inglês acabam saindo na frente, por exemplo, no indicador de…

Elogio à educação brasileira

"Há muito tempo não vejo um crescimento no número de alunos aliado a uma melhora na qualidade como no Brasil"

A frase é de Andreas Schleicher, em entrevista ao jornal O Globo. Andreas é o principal responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos, Pisa. Ele elogiou os avanços alcançados pelo Brasil no setor de Educação e afirmou que nenhum outro país obteve tanto progresso no período compreendido entre 2003 e 2012. Destacou o aumento dos investimentos em Educação e o sucesso na atração dos melhores professores para as salas de aula como fatores que impulsionaram o desempenho do País.

Aprovada mudanças para concessão de meia-entrada

O Senado aprovou ontem (4), em votação simbólica, a proposta que muda as regras para a concessão da meia-entrada. A matéria regulamenta o benefício para entrada em espetáculos artísticos, culturais, esportivos e de entretenimento em todo país.
O texto prevê direito à meia-entrada para estudantes, para pessoas com deficiência, pessoas de baixa renda entre 15 e 29 anos. A proposta prevê que 40% dos ingressos devem ser reservados para meia-entrada. A regra não vale para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

 Os idosos ficaram fora da limitação de 40% dos ingressos. Os idosos já têm direito a pagar 50% da entrada inteira em eventos e espetáculos, conforme previsão do Estatuto do Idoso. Com isso, o total de ingressos de um espetáculo vendidos pela metade do preço poderá extrapolar a parcela de 40% para atender a todos os idosos interessados no evento.
A matéria segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Leia Mais: Senado aprova mudanças para concessão de meia-entrada

Unesco declara Círio de Nazaré Patrimônio Imaterial da Humanidade

A festa à Virgem de Nazaré, que congrega milhares de fiéis todos os anos em Belém (PA), agora também é Patrimônio da Humanidade. A Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco, aprovou nesta quarta-feira (4) a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade. Agora, o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos. Também são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife. (Portal Brasil)

IFPA Santarém: Inscrições para o processo seletivo 2014

Imagem
O IFPA, Campus Santarém, realizará Processo Seletivo para o preenchimento de 120 (cento e vinte) vagas nos Cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio, na modalidade de ensino Integrado com ingresso no 1º semestre letivo do ano de 2014.
O valor da taxa de inscrição ao Processo Seletivo Técnico para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio, na modalidade de ensino Integrado, será de R$ 40,00 (quarenta reais).
O candidato deverá gerar ficha de inscrição, exclusivamente via internet, observando as instruções disponíveis no endereço eletrônico www.concursos.ifpa.edu.br e preencher integralmente no site a Inscrição de acordo com a opção do curso desejado.
Os cursos técnicos integrados são cursos regulares de duração até três anos e meio, com matriz curricular composta de disciplinas de formação geral, e especificas por área, ara alunos que já concluíram o Ensino Fundamental.
As inscrições, iniciadas no último dias 3, se estendem até 31/12/2013. As provas s…

Curso para educadores: inscrições prorrogadas

MEC
As inscrições para a sexta edição do curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas, edição de 2014, foram prorrogadas até o dia 22 próximo. O curso, que terá início em fevereiro do próximo ano e duração de nove meses, formará educadores em exercício em escolas públicas do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Oferecido na modalidade a distância para apoiar as escolas na implementação de ações preventivas, o curso tem quatro módulos temáticos e um de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola.
Os participantes devem necessariamente ter acesso à internet, disponibilidade semanal para estudos e atividades exigidas pelo curso e apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
O educador aprovado receberá diploma de extensão universitária, com duração de 180 horas.
Mais Detalhes AQUI

Impasse na votação do Plano Nacional de Educação

O impasse sobre a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) continua no Senado. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deve apresentar até a próxima sexta-feira (6) relatório em separado sobre o plano. Em votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na última quarta-feira (27), o PNE foi aprovado em uma reunião que durou pouco mais de dois minutos, sem a presença de parlamentares da base do governo.
A decisão sobre o relatório foi tomada após reunião da bancada do PMDB com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A expectativa inicial é que o PNE seja votado no próximo dia 11. “Todo o esforço do MEC [Ministério da Educação] é terminar a votação este ano. No ano que vem teremos a Conferência Nacional de Educação e que ela já tenha como ponto de partida o PNE”, disse o ministro.
No entanto, o plano pode não ser aprovado no Congresso Nacional até o fim do ano, pois o texto sofreu mudanças em relação ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e os parlamentares terão que reexa…