Brasil tem 4 universidades entre as cem melhores dos BRICs . Mas nenhuma delas está no topo da lista

Na Folha de São Paulo


Há quatro universidades brasileiras entre as cem melhores dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de outros 17 países emergentes. Mas nenhuma delas está no topo da lista.


A análise --primeira desse tipo-- foi divulgada nesta quarta-feira e feita pelo grupo THE (Times Higher Education), que também é responsável pelo principal ranking internacional de universidades que existe hoje. As quatro brasileiras citadas são a USP, Unicamp, UFRJ e a Unesp.


A USP aparece em 11º lugar na classificação. Antes dela estão instituições da China, da África do Sul, de Taiwan, da Turquia e da Rússia.


"A avaliação mostra que é fundamental ensinar em inglês", analisa o físico da Unicamp e especialista em ensino superior Leandro Tessler.


Ou seja: as melhores universidades do grupo dão aulas em inglês mesmo que não sejam países de língua inglesa --caso, por exemplo, da China.


As universidades com aulas em inglês acabam saindo na frente, por exemplo, no indicador de internacionalização do ranking, que avalia a quantidade de alunos e de professores estrangeiros.


No Brasil, as aulas são em português e a mobilidade fica limitada. "Todas as 'top 10' ensinam em inglês. A primeira da lista que não ensina em inglês oficialmente é a USP", completa Tessler.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural