Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2013

MEC alerta: Prazo para solicitar recursos do Fundeb está chegando ao fim

Prazo está chegando ao fim. Os municípios têm prazo até as 23h59 deste sábado, 30, para solicitar a suplementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as crianças matriculadas na educação infantil.
A solicitação deve ser feita no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação (MEC).

Seduc e MPE garantem estágio aos alunos do Ensino Médio

Imagem
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) assinaram, nesta sexta-feira, 29, um Termo de Cooperação para oferta de estágio pedagógico a alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. A intenção é garantir formação profissional aos estudantes e contribuir para a diminuição da evasão escolar nesta etapa de seus estudos.
O estágio será feito nas unidades do Ministério Público, tanto na capital como no interior do Estado. A Seduc vai encaminhar ao MPE a relação das instituições de ensino público estadual aptas a firmar termo de compromisso, informando seus endereços e os nomes de seus diretores. As escolas devem exigir do educando apresentação periódica, pelo prazo de seis meses, de relatório das atividades exercidas no estágio.
O Ministério Público vai ofertar aos estudantes instalações em condições de lhes proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, além de uma bolsa-estágio mensal e auxílio-transporte dur…

Seminário destaca experiências bem-sucedidas em educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (3) o Seminário Nacional do Observatório da Educação, evento que vai destacar experiências bem-sucedidas de ensino adotadas em diferentes regiões do País.


Foram convidados para o debate, além dos responsáveis pelas experiências selecionadas, parlamentares e representantes da Unesco e das secretarias estaduais e municipais de educação.
O seminário será realizado no Plenário 1, a partir das 9 horas.

Educação classifica gasto com feiras de ciências como desenvolvimento do ensino

A Comissão de Educação aprovou, na última quarta-feira (27), proposta que permite classificar como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino os valores investidos na realização de atividades curriculares complementares voltadas ao aprendizado dos alunos ou à formação continuada dos profissionais da educação, por meio de exposições, feiras ou mostras de ciências, matemática, língua portuguesa ou língua estrangeira, literatura ou cultura.
A medida foi aprovada na forma do substitutivoapresentado pelo relator, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) ao Projeto de Lei (PL) 3940/12, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). A versão aprovada enumera, de forma clara, que tipo de atividades podem ser consideradas complementares e amplia as áreas do conhecimento que podem ser abordadas nestas atividades.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) considera como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com vistas à consecu…

Ciência sem Fronteiras: Inscrições encerram hoje (29)

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para a inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras. Entre os requisitos está exigência de o candidato ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames feitos no período de 2009 a 2013. Além disso, o candidato deve apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos.
Para participar, é necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa: ciências exatas (matemática e química), engenharia, tecnologia e ciências da saúde. O programa mantém parcerias em 35 países. Até o mês de junho, implementou 29.192 bolsas em todas as modalidades de graduação, doutorado e pós-doutorado. A previsão é a distribuição de até 101 mil bolsas, ao longo de quatro anos, para alunos de graduação e pós-graduação.
Os estudantes podem concorrer a bols…