Postagens

Mostrando postagens de Maio 23, 2012

Ufopa: Reitor anuncia doutorado em parceria com a Unicamp

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, anunciou nesta terça-feira, dia 22, a consolidação de parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), a qual irá possibilitar a oferta de Doutorado Interinstitucional (Dinter) voltado para a grande área da Educação. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa, concedida na Reitoria da Ufopa, no Campus Tapajós, em Santarém. O Dinter, conhecido também como “casadinho”, terá duração de quatro anos; os aprovados no processo de seleção, que deverá ser realizado durante o mês de junho, cursarão as disciplinas em Santarém, na Ufopa, durante o 2° semestre de 2012 e 1° semestre de 2013. Após esta etapa, o pesquisador deverá deslocar-se até a cidade de Campinas, onde terá a vivência dos grupos de pesquisa da Unicamp.
Mais Detalhes:
Ufopa anuncia doutorado em parceria com a Unicamp

Copa de 2014: Só 5% das obras estão concluídas

Imagem
[caption id="attachment_13704" align="alignleft" width="101" caption="Logo_Copa"][/caption]
Balanço do Governo Federal revela que apenas 5% das obras para a Copa do Mundo de 2014 foram concluídas. Entram no cálculo obras de estádios, mobilidade urbana e infraestrutura, como portos e aeroportos.Os dados mostram ainda que 41% das obras nem começaram - dessas, 9% tiveram a licitação concluída, 17% estão em processo de licitação e 15% ainda estão em fase de elaboração do projeto.  De acordo com o governo, os estádios estão dentro do cronograma, e as obras de mobilidade urbana e infraestrutura "avançaram". O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a cobrar o Brasil. "O Brasil não é um país pobre. É a sexta maior economia do mundo. Tem ativos. Eles sabem o que precisam fazer. Mas não estão fazendo o trabalho no tempo certo."
Maiores Detalhes:
Só 5% das obras para a Copa de 2014 estão concluídas, diz governo

Drogas apreendidas em penitenciária santarena

Imagem
[caption id="attachment_13701" align="alignleft" width="232" caption="Materiais apreendidos"][/caption]
Dez petecas de cocaína e 19 trouxas de maconha foram encontradas em três pavilhões da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, durante uma vistoria, na manhã de ontem, 22 de maio.Além da droga, os agentes penitenciários e o GTO encontraram oito aparelhos celular, com cinco carregadores de bateria, dois fones de ouvido, 11 barras de ferro perfuro cortantes (conhecidas como estoques), além de facas.
As informações são do Portal No Tapajós

Aprovado projeto que permite candidatura de "contas sujas"

A Câmara aprovou nesta terça-feira, com apoio de todos os partidos, projeto que permite aos políticos receberem o registro de suas candidaturas mesmo quando tiverem contas eleitorais desaprovadas — a chamada “conta-suja”. O projeto 3839/2012, do deputado Roberto Balestra (PP-GO) — aprovado com voto contrário apenas do PSOL — determina que a certidão de quitação eleitoral será dada aos candidatos que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha anterior, conforme determina a lei, “ainda que as contas sejam desaprovadas”. A proposta segue agora para análise do Senado e, se for aprovada sem alterações, vai para sanção ou veto da Presidência. Para o autor da proposta a decisão do TSE neste ano de vetar candidatos com contas rejeitadas foi além do que determina a lei eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão da certidão de quitação eleitoral, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição
Com informações do G1/O Globo

Pará: Municípios em débito com a União

Quase 90% dos municípios paraenses estão impedidos de receber recursos federais por estarem em situação de inadimplência. Ao todo, 127 cidades estão inaptas a receber recursos provenientes de convênios com o governo federal e de emendas parlamentares. Entre as maiores perdas das cidades estão os investimentos oriundos da distribuição de emendas parlamentares. Estima-se que o valor supere R$ 250 milhões, considerando que cada parlamentar representante do Pará tem direito a R$ 15 milhões para emendas individuais e outras destinações via acordo de bancada. Em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), os municípios não deixarão de receber investimentos em transporte, moradia, energia e outros. A nova fase do programa não prevê impedimentos para municípios inadimplentes.
Informações: O Liberal

STF divulgará remuneração paga a ministros e servidores

Imagem
[caption id="attachment_13684" align="alignleft" width="216" caption="STF"][/caption]
O Supremo Tribunal Federal vai divulgar nominalmente todos os salários, vantagens e subsídios dos servidores da Corte. A decisão foi tomada em sessão administrativa dos ministros do STF na noite desta terça-feira (22). De acordo com o presidente do STF, ministro Ayres Britto, a folha de pagamento será divulgada integralmente, com os nomes dos servidores, os cargos que ocupam e a remuneração bruta mensal que recebem. A ação é parte do regulamento da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor na última semana. O presidente do STF e do CNJ, ministro Ayres Britto, disse ser possível discutir a extensão da medida a todos os tribunais.

PEC do trabalho escravo é aprovada na câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22), em segundo turno, proposta de emenda à Constituição que prevê a expropriação, sem pagamento de indenização, de propriedades rurais e urbanas que explorem trabalho escravo. Pelo texto da chamada PEC do Trabalho Escravo, as terras expropriadas serão destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular.
A proposta foi aprovada com 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções. A PEC segue para votação no Senado, já que sofreu alterações na Câmara. Por se tratar de proposta que altera a Constituição, o texto poderá retornar à Câmara se for novamente alterado no Senado. Isto porque para alterar a Constituição Federal é preciso que as duas Casas aprovem a mesma redação.
Na Câmara, a proposta foi apresentada em 2001 a foi aprovada em primeiro turno em 2004. Desde então, ficou com a tramitação praticamente parada na Casa.