Postagens

Mostrando postagens de Julho 18, 2011

Reservas de petróleo da Venezuela ultrapassam da Arábia Saudita.

As reservas confirmadas de petróleo cru da Venezuela ultrapassaram em 2010 as da Arábia Saudita, segundo boletim anual divulgado nesta segunda-feira pela Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep). Até 2009, a Arábia Saudita aparecia com o maior volume de reservas.
De acordo com a Opep, as reservas confirmadas da Venezuela chegaram a 296,5 bilhões de barris em 2010, o que representa um crescimento de 40,4% em relação ao ano anterior. A Arábia Saudita registrou reservas de 264,5 bilhões de barris, mantendo o mesmo nível de 2009.Continue lendo

Criação do estado do Tapajós: Como fica a situação dos servidores públicos?

Imagem
Desde que surgiu o projeto para a criação do Estado do Tapajós, muitos são os questionamentos que a população do oeste do Pará se faz. Diante disso, o blog blogdosid.com.br resolveu responder semanalmente essas inquietações. Para responder a nossa primeira dúvida, conversamos com o senhor Orlando Pereira, membro da Comissão de Integração do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET)
GS: Como ficará a situação dos servidores públicos do estado do Pará com a criação do Estado do Tapajós?
Orlando:Eles serão incorporados,imediatamente, ao novo estado na condição que ele estiver como concursado ou contratado. Os concursados são efetivos, não tem dúvida; os temporários, os contratos depois serão desfeitos ou refeitos com a criação do novo estado. É bom lembrar que a Constituição Federal dá amparo legal a todos servidores públicos estaduais,  possibilitando a eles a escolha de ficarem na região em que for criado o novo estado.
GS: Existirá perdas para esses servidores com a criação do …

Jurista defende que plebiscito inclua todo o Brasil.

O jurista Dalmo Dallari defende que o eleitorado de todo o país seja consultado no plebiscito previsto para dezembro deste ano sobre a divisão do atual território do Pará em três unidades da federação. Ele sustenta que brasileiros de todas as partes são pessoas diretamente interessadas no tema, já que o desmembramento terá impactos econômicos, custeados com recursos da União, e mudará a representatividade no Congresso Nacional.
Palavras de Dalmo Dallari
"É uma violência aos direitos políticos de todos os estados e de todo o eleitorado brasileiro", critica. "O senado é um órgão federal e os senadores decidem sobre matéria de interesse de todo o povo brasileiro, não só sobre matéria local."

"Assim, o atual Pará elegerá nove cadeiras nessa Casa, o que significa um desequilíbrio político, porque o eleitorado não aumentou", calcula.

"Um terceiro argumento é que o custo de cada senador, de cada deputado federal é altíssimo", afirma.

Veja matéria …

Entrevista Coletiva.

Visando esclarecer situações que envolvam a invasão de áreas em Santarém o coronel Eraldo Paulino, comandante do CPR-I, concederá uma entrevista coletiva na quarta-feira (20/07), ás 10 horas da manhã, na sede desse Comando Intermediário.

Ascom/CPR I

Acões do governo tentam reduzir impactos socioambientas de Belo Monte.

O governo começa hoje (18) na região da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), uma força-tarefa para tentar reduzir os impactos socioambientais da obra. Onze municípios deverão ser atendidos pelo mutirão, que inclui medidas de regularização ambiental e fundiária e ações de saúde.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a operação deve atender a cerca de 300 mil habitantes da região da hidrelétrica, que serão afetados direta ou indiretamente pela construção do empreendimento. A concessão da licença de instalação para o início das obras já começou a atrair novos moradores e, até o fim da construção, pelo menos 100 mil pessoas devem migrar para a região.

Chineses interessados em construir ferrovia Cuiabá-Santarém.

O Governador Silval Barbosa recebeu na manhã da última sexta-feira (15.07) representantes da China Nacional Machinery, uma empresa da estatal chinesa CMC, e da Asian Trade & Investments (ATI), que vieram manifestar ao Governo de Mato Grosso o interesse em investir na construção da Ferrovia Cuiabá - Santarém. Esta é a segunda visita dos empresários chineses e de representantes ao Governo.
Anselmo Leal, da ATI, acompanhado de Li Bo, vice-diretor do Departamento de Tranportes da China Nacional Machinery, disse que os chineses manifestaram a intenção de investimentos em logística com a construção da Ferrovia Cuiabá-Santarém. Durante a reunião, ficou definida que uma delegação de 15 profissionais chineses - entre engenheiros, engenheiros ambientais, geólogos e economistas, entre outros, virá ao Brasil para realizar um estudo detalhado do trecho, incluindo o projeto básico da ferrovia para viabilizar o seu financiamento.
O representante da ATI disse que o interesse da Chi…

Pará: Floresta em risco.

O Pará concentra a maior parte (72%) das florestas sob risco de desmatamento para o período de agosto de 2011 a julho de 2012, seguido do Mato Grosso (11%), Rondônia (8%), Amazonas (5%) e Acre (4%). Os dados fazem parte do último Boletim Risco de Dematamento divulgado pelo Imazon. Além disso, os três municípios com maior área sob risco estão no Estado. São eles: Pacajá, Altamira e São Félix do Xingu, sendo que os municípios de Pacajá e Novo Repartimento, também localizado no Pará, foram classificados com risco crítico de desmatamento, ou seja, além de possuírem uma grande área sob perigo no próximo ano, essa área corresponde a mais de 1% do território de floresta remanescente do município.

Pantera perde na estréia da série D.

Num domingo (17) chuvoso e com um público de apenas 201 espectadores, o São Raimundo jogou mal e perdeu para o Sampaio Corrêa por 2 a 1, no Mangueirão, pelo jogo de estreia na Série D.
Com o nítido intuito de jogar no contra-ataque, o Sampaio Corrêa saiu na frente aos 21 minutos do primeiro tempo. Roni fez jogada pela ponta esquerda, invadiu a área, e sofreu falta de Tiago Junior. O árbitro assinalou o pênalti, Marcos Vinicius cobrou e marcou. E aos 30, o São Raimundo empatou a partida com Velber, após o rebote do goleiro Rodrigo Ramos. No final do primeiro tempo, aos 44, o perigoso atacante Rony perdeu a chance de deixar o Sampaio Corrêa em vantagem na ida para o vestiário.