Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2011

Deputado pede anulação do plebiscito para criação do Tapajós e Carajás.

O deputado estadual do Pará Celso Sabino de Oliveira pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da votação da Câmara que, no dia 5 de maio, aprovou projetos de realização de plebiscitos para decidir sobre o desmembramento do estado do Pará e a criação dos estados de Carajás e Tapajós.
O parlamentar pede ainda que seja suspensa a tramitação no Congresso Nacional dos projetos. No caso de Carajás, um decreto deve ser promulgado pelo presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), autorizando a realização da consulta. No de Tapajós, o plenário da Câmara aprovou, mas falta a votação no Senado. A ação foi protocolada pelo parlamentar no último dia 12 de maio.
No entendimento de Oliveira, o Congresso só deve voltar a deliberar sobre o assunto após a realização de um estudo oficial, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (Ipea), sobre a viabilidade econômico-social dos novos Estados.
O adiamento da tramitação, segundo o deputado, seria necessário para informar a popu…

Investigações na ALEPA prosseguem.

O Ministério Público do Pará informou os próximos depoimentos de pessoas investigadas pelas fraudes na Assembléia Legislativa do Estado.
De acordo com o órgão, no dia 23 de maio será ouvido o ex-diretor do departamento financeiro da Alepa, Sérgio Duboc. Ele chefiou o departamento durante as gestões do atual senador Mário Couto e do ex-deputado Domingos Juvenil na presidência da Alepa. De acordo com informações do MPE, o núcleo principal das fraudes era o departamento dirigido por Duboc.
Ainda no dia 23 de maio, também será ouvida Rosana Castro, da controladoria da Assembleia Legislativa. No dia 24, serão ouvidos Milene Rodrigues e Edmilson Campos, ex-chefe do gabinete civil da Alepa na gestão de Juvenil. Dia 25 de maio será a vez de Maria Genuína Oliveira, ex-diretora administrativa da Alepa e do ex-deputado Robson Nascimento, o Robgol. Dia 26, o MP vai interrogar Euzilene Araújo; no dia 27 Daura Hage e Semel Charone e finalmente, dia 30 de maio, será a vez do ex-president…

A cheia do Tapajós preocupa.

Imagem
[caption id="attachment_5088" align="aligncenter" width="300" caption="Foto: Sidnei Rocha"][/caption]
O nível do rio tapajós vem subindo a cada dia e já preocupada autoridades e população. De acordo com informações da Marinha em Santarém, de ontem (17/05) para hoje o nível subiu 4cm (Medição de hoje indicou 7,40m). Já é visível o avanço das águas para as margens da avenida tapajós.
Autoridades fiquem de olho!!!!

Audiência pública vai ouvir população.

Os vereadores Henderson Pinto e Erasmo Maia (DEM), convidaram a população santarena para a audiência pública que acontece nesta quinta-feira, 19/05/2011 no plenário da Câmara, que segundo eles, é para ouvir segmentos sociais com a presença de autoridades e encaminhamentos de solução para o sistema viário rural e urbano do município de Santarém, que se encontra em precárias condições. “Não estamos fazendo uma audiência para impor propostas, mas para se discutir idéias”, asseguraram.
Presidente apóia
O presidente da casa de leis José Maria Tapajós (PMDB), na Tribuna deixou claro que não há nenhuma polêmica dos vereadores da base governista, com os parlamentares de oposição, que estão convocando a audiência pública.
Porém deixou claro que faixas com ofensas a qualquer autoridade não vão ser permitida, “as que trouxerem reivindicações sim”, esclareceu. “Tapajós concluiu dizendo que a audiência pública tem o apoio da Câmara, já que os vereadores têm a prerrogativa de convocá-las…

MEC confirma data do ENEM.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na noite desta terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.
Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério na manhã desta quarta (18).
Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.
(G1)

Santarém: Governo discute obras do PAC.

Dia 16, equipes da Prefeitura de Santarém, coordenação e equipe técnica e social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e engenheiros da empresa Mello de Azevedo participaram de uma reunião no ginásio da Cidadania com moradores do bairro do Mapiri. Na pauta, o andamento das obras do PAC e uma prestação de contas sobre recursos aplicados e serviços já executados e que ainda serão feitos no bairro.
A reunião foi promovida por duas entidades do bairro do Mapiri: Associação Comunitária da Grande Área do Mapiri (ACOGAM) e Associação de Moradores do Bairro do Mapiri (AMOBAM).

Mudança de nome.

O município de Senador José Porfírio, localizado às margens da rodovia Transamazônica, vai decidir se quer mudar de nome. A Assembleia Legislativa aprovou projeto de Decreto Legislativo do líder do PSDB, José Megale, que dispõe sobre a autorização de plebiscito no município para a população decidir se mantém o atual nome ou se muda para Souzel, homônimo de cidade portuguesa e nome original da vila, que deu origem ao atual município na época do Brasil império.
Senador José Porfírio é o nome do primeiro governante do município, um produtor de borracha, um dos primeiros a dispor, segundo Megale, de iluminação pública a gás no Pará em 1911. Com a reorganização do espaço territorial na região, Souzel foi anexado a Altamira, município vizinho e o maior polo regional da Transamazônica, atualmente. Em 1961, o então governador Aurélio do Carmo desmembrou o município e o nome passou de Souzel a Senador José Porfírio.
Apesar da imposição da mudança, o deputado afirma qu…