Postagens

Mostrando postagens de Maio 28, 2012

ENEM recebe 600 inscrições por minuto no 1º dia

O Enem teve em média 600 registros por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além das bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteiras.
Fonte: Estadão

PEC torna obrigatória aplicação de 3% do orçamento municipal no setor de cultura

Projetos que determinam novas atribuições e a interferem na autonomia municipal são crescentes no Congresso Nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a tramitação de matérias de interesse do movimento e alerta para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 458/2010. Essa PEC torna obrigatória a aplicação de nunca menos que 3% do orçamento municipal no setor de Cultura. Para a CNM, tal projeto é inconstitucional e, se aprovado, trará significativo impacto financeiro.
Segundo texto da PEC 458/2010, todo Município, independente do tamanho geográfico ou do número de habitantes, terá de investir esses 3% em Cultura. Se somados aos 25% de Educação e aos 15% em Saúde, 43% dos recursos dos entes públicos locais estariam comprometidos. Sobraria para o prefeito, 57% de verba para o pagamento dos servidores e para investimentos nas demais áreas, como saneamento, habitação, e assistência social.
A CNM reitera que a PEC 458/2010 é inviável, pois se trata de um encargo gerador d…

Na disputa pela prefeitura de Santarém

Imagem
[caption id="attachment_13785" align="alignleft" width="275" caption="Foto: O Impacto"][/caption]
O presidente da Câmara José Maria Tapajós confirmou na sessão de hoje (28) da Câmara Municipal de Santrém que o PMDB  tem candidato próprio para disputar a prefeitura de Santarém. Trata-se do deputado estadual Antonio Rocha. De acordo com o parlamentar o projeto do PMDB é lançar candidato em todos os municípios do estado. Onde não for possível lançarmos o candidato a prefeito, numa composição será lançado o candidato à vice.
Questionado se o lançamento da pré-candidatura do deputado Antonio Rocha, significa que o PMDB sai da base governista municipal, Tapajós assegura que não. “ Nós fazemos parte do governo municipal, o vice-prefeito é do PMDB, no impedimento da prefeita que assume é o vice, não vamos permitir que o calor eleitoral contamine a administração e possa desestabilizar o governo, pelo contrário, temos interesse de contribuir para que o gove…

Audiência pública discute validação de diploma de cursos de pós-graduação

Imagem
[caption id="attachment_13781" align="alignleft" width="132" caption="Dep. Nélio Aguiar é autor do projeto"][/caption]
Acontece hoje a partir das 14h00 no Salão Pará do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia uma audiência pública que vai debater projeto de Lei de autoria do deputado Nélio Aguiar (PMN) que garante a validação no Pará dos diplomas dos cursos de pós-graduação “strictu sensu” (mestrado e doutorado)  obtido em países do Mercosul e Portugal.  Estão confirmadas a participação de representantes de instituições de ensino do exterior, deputados federais, senadores estudantes, entre outros . Pelo projeto, após a conclusão do curso, ao regressar para o Estado, os mestres e doutores não precisarão se submeter as tramites de revalidação e reconhecimento de seus títulos pelas universidades brasileiras. “Processo este que varia muito de uma instituição para outra, sendo frequentes relatos de processos excessivamente caros, poucos trans…

Tapajós: Nível baixando

Imagem
[caption id="attachment_13775" align="alignleft" width="233" caption="Comércio"][/caption]
O nível do Rio do tapajós tem baixado significativamente nos últimos dias e os transtornos no comércio começaram a diminuir. Em algumas ruas e trechos alagados onde pontes foram construídas o fluxo de veículos voltou ao normal com o fim da interdição. Apesar da diminuição no nível do rio o governo federal reconheceu na última sexta-feira (25) a situação de emergência no município. Um recurso de R$9 milhões foi solicitado prefeita Maria do Carmo para investir em ajuda humanitária (remédios, cestas básicas, madeira e etc.) e na infraestrutura da cidade(recuperação cais de arrimo, ruas, pontes e etc.).
Texto e foto: No Tapajós