Postagens

Mostrando postagens de Julho 2, 2011

Santarém, a cidade dos sonhos!

Paulo Paixâo
Vamos fazer de conta que estamos em dois mil e vinte e dois (2022) e que a Pérola do Tapajós fora governada por santarenos que a querem bem, por sucessivos mandatos... Um dos seus filhos, que se afastara há nove anos, retorna, e a encontra, assim, justamente assim como podemos imaginar:
Sua orla estende-se da Área Verde até exatamente às Docas do Pará, com um majestoso detalhe, isto é, seu calçadão em variadas cores todo adornado com obras artísticas, palmeiras, bancos e aparelhos de ginástica é palco do frenesi de gente malhando, passeando, admirando, vivendo a vida com imenso prazer...
O rio Tapajós até parecera mais azul, pois, não se via navios de médio e longo porte, aqueles poluidores contumazes de rios e mares, atracados na sua orla ou fundeados em frente à cidade. O governo abrira novos portos para carga e descarga, obras grandiosas de natureza sustentável. Leis, rigorosas, puniam infratores que poluíssem os rios e as ruas... O rio se renovara... e tinha legislação p…

Vem aí o VI Festival do tacacá em São Braz.

No período de 8 a 10 de julho, comunitários da Vila de São Braz realizarão o VI Festival do Tacacá, evento que a cada ano se consolida e já faz parte do calendário turístico do local. O objetivo do Festival será o de apresentar ao público um pouco da origem dos subprodutos do tacacá produzido na região, que serve de subsistência para o pequeno agricultor que vive dos derivados da mandioca, além de resgatar e divulgar a cultura das comunidades do Eixo Forte. A prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR), será apoiadora do evento.
PMS

Comitê Pró-Carajás vai recorrer ao STF.

O Comitê Pró-Carajás vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão tomada pela Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de estender a todos os eleitores do Estado do Pará a participação no plebiscito, que vai acontecer no dia 11 de dezembro deste ano. Os advogados do grupo pró-divisão vão alegar a inconstitucionalidade da Lei 9.709/98, aplicada pelo TSE para definir a extensão da consulta popular.
No início da madrugada da última quinta-feira (30), o TSE votou a pauta de instruções para a realização do plebiscito, que foi marcado para o dia 11 de dezembro de 2011, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h. Além da fixação da data, o pleno definiu que todos os eleitores paraenses serão consultados sobre a criação dos dois novos estados. O Pará tem 4.747.703 eleitores
Também foram definidas as duas perguntas que serão submetidas aos eleitores: “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajá…