Postagens

Mostrando postagens de Agosto 10, 2012

Ufopa divulga resultado de especialização

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) por meio do Centro de Formação interdisciplinar (CFI) divulga o resultado final da seleção para o curso de especialização em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMDA), referente ao Edital n 2/2012.
A coordenação avisa aos aprovados que o período de matrícula ocorrerá dos dias 13 (segunda-feira) a 17 de agosto de 2012, nas dependências do Centro Empresarial Amazônia Boulevard, localizado na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, 3º andar. Na sala da Gestão Acadêmica do CFI, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h.
Confira AQUI a relação com os nomes dos aprovados.

Municípios devem informar frequência escolar

Os Municípios que fizeram a adesão ao programa Bolsa Família tem até dia 29 de agosto para informar frequência escolar de crianças e adolescentes beneficiadas pelo programa.
Os dados devem ser inseridos no Sistema Presença, do Ministério da Educação (MEC), até o dia 29 de agosto. As informações são referentes ao bimestre de junho e julho.
As crianças e adolescentes de 6 a 15 anos beneficiados pelo Programa são obrigados a ter no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo cumprida. Os de 16 a 17 anos devem ter pelo menos 75%, para manter o benefício.
O sistema para o cadastramento das informações está aberto desde o dia 1.º de agosto.
Com informações da CNM

Dia dos pais: Comércio em horário especial

Neste sábado (11), véspera do dia dos pais, as lojas do centro comercial de Santarém funcionarão em horário especial para melhor atender os consumidores. O expediente será de 8 horas às 20 horas, conforme decidido em Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicado dos Empregados.
O horário especial na véspera do Dia dos Pais tem a finalidade de oferecer mais tempo aos consumidores que desejam ir ao centro e consequentemente oportunizar mais vendas aos lojistas que se preparam para a data.
No Tapajós

Câmara realiza debate sobre o PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado por unanimidade em junho pela comissão especial que analisou a matéria, deverá ir ao plenário da Câmara. Um recurso de autoria do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) para que o projeto seja votado no plenário da Casa antes de seguir para o Senado já conta com a assinatura de 122 parlamentares – o mínimo para que o requerimento seja apreciado são 51 deputados.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. A principal delas, alvo de muita polêmica durante a longa tramitação do projeto, é a que estabelece um patamar mínimo de investimento em educação – atualmente o Brasil aplica 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) na área. O governo defendia um índice de 7,5% do PIB, mas os deputados da comissão especial aprovaram a meta de 10% do PIB.

Campeão em desmatamento

Imagem
[caption id="attachment_15447" align="alignleft" width="246"] Ilustração[/caption]
O Pará, pelo quarto mês consecutivo, é responsável pela maior parte da devastação da Amazônia. Somente nos quatro primeiros dias deste mês, teve 57,44 km² de seu território florestal desmatado, conforme revelou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área devastada equivale a 5.800 campos de futebol.
Os números revelam também que, de abril a julho de 2012, do total de 650,3 km² de cobertura vegetal devastada na Amazônia, 187,8 km² aconteceu em território paraense, ou seja, um terço do total de desmatamento da floresta se deu no Estado.
Informações DOL

FPM na conta das prefeituras

Imagem
[caption id="attachment_15441" align="alignleft" width="255"] CNM[/caption]
Com valor bastante reduzido, o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto entra nas contas das prefeituras nesta sexta-feira, 10. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que o recurso será de R$ 2.168.389.729, considerando a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Sem o desconto, o montante chega a R$ 2.710.487.162 – valores brutos.
O primeiro FPM de agosto será 11,21% menor do que o valor repassado no mesmo período de 2011, em termos nominais, segundo cálculo da CNM. Em termos reais, a redução é de 15%.
Informações: CNM