Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2013

Inscrições para eleição de gestores encerram na sexta (6)

Iniciaram ontem, 2, as inscrições para o processo de eleição direta de diretores e vice-diretores das escolas públicas municipais.
Os candidatos interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, SEMED, até dia 06 de dezembro de 2013 das 8h às 17h.
Poderão concorrer as funções comissionadas de diretor e vice-diretor, os profissionais que:


Até a data da inscrição para eleição tenham completado no mínimo dois anos de experiência na área do magistério, e estejam vinculado a rede pública de ensino;
Tenham formação superior em pedagogia e/ou licenciatura com pós-graduação na área de gestão educacional com títulos reconhecidos pelo MEC;
Tenham disponibilidade de tempo para cumprir a jornada de 8 (oito) horas diárias intercaladas, durante o período de funcionamento da escola, e essa condição deverá ser mantida durante o mandato;
Não possuam outros vínculos técnicos e administrativos com outras instituições públicas.

A eleição ocorrerá nas unidades escolares da rede pública municip…

Vestibular: Mais de 200 cursos serão suspensos pelo MEC

Mais de 200 cursos de ensino superior devem ter os vestibulares suspensos no próximo ano, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O MEC divulgou hoje (2) os dados gerais do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem conceitos de 1 a 5. Os que obtiveram conceito 1 ou 2 em 2009 e em 2012 serão punidos.
De acordo com o ministro, as medidas são rigorosas. “O sistema todo está avançando em direção a qualidade”, afirmou.
Os conceitos 4 e 5 foram apresentados na maioria por instituições públicas — 33,7% do total. As particulares somaram 21,5%.
 Para Mercadante, dentre os fatores que influenciaram a melhoria dos indicadores de qualidade estão a formação dos professores e o regime de trabalho do docente. O percentual de mestres nas redes pública e particular de educação superior, de 36,2% em 2009, passou para 38,9% em 2012. O índice de doutores, de 26,4%, chegou a 31,7%. Na rede públic…

Ciência sem Fronteiras oferta blosas para mestrado profissional no exterior

O Programa Ciência sem Fronteiras começa a oferecer, a partir de hoje (2), bolsas de estudo no exterior para mestrado profissional. O curso tem duração aproximada de dois anos.
Para participar do Ciência sem Fronteiras, o estudante precisa ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho na universidade brasileira onde estuda, que pode ser pública ou privada. O governo federal paga todos os custos da viagem, a mensalidade da universidade lá fora, o alojamento, a alimentação e também um curso para quem precisa melhorar o domínio do idioma do país onde está.
Mais informações: Abertas inscrições para mestrado profissional no exterior pelo Ciência sem Fronteiras
Veja Também: 


Concurso Ufopa: Inscrições encerram hoje (2)
Ufopa abre inscrições para mestrado em Recursos Naturais da Amazônia

Vale-Cultura será distribuído no início de 2014

Imagem
Os primeiros cartões magnéticos do Vale-Cultura serão distribuídos no começo do ano que vem. O anúncio da disponibilização do benefício foi feito nesse sábado (30), durante a III Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília. De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), até outubro desse ano, 16 operadoras foram credenciadas, 1050 empresas aderiram ao programa e 120 mil trabalhadores já estão contemplados, entre eles os bancários, que colocaram o Vale na convenção coletiva da categoria.
O Vale-Cultura é um benefício que está na meta 26 do Plano Nacional de Cultura, e visa contemplar 42 milhões de trabalhadores brasileiros até 2020. No valor de R$ 50 mensais, o benefício possibilitará ao trabalhador de carteira assinada que recebe até cinco salários mínimos, ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou até mesmo comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.
Informações: Portal Brasil

OBMEP 2013: Lista de medalhistas está disponível para consulta

Imagem
A Lista de medalhistas da OBMEP 2013 já está disponível para consulta na página eletrônica da competição.
Foram selecionados 6 mil medalhistas entre os 18,7 milhões de concorrentes que participaram das provas da primeira fase.
Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2013, a olimpíada contou com a participação de 47.144 escolas públicas da educação básica e de 18,7 milhões de alunos e 99,35% dos municípios tiveram escolas participantes.
A organização da cerimônia de premiação para a entrega das medalhas será do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada. A data ainda não foi divulgada.
Confira a relação dos medalhistas:


Medalha de Ouro
Medalha de Prata
Medalha de Bronze

Concurso Ufopa: Inscrições encerram hoje (2)

Hoje (2) é o último dia para as inscrições do concurso público da Ufopa. São 160 vagas, com reserva de 10 vagas a pessoas com deficiência, para provimento de 44 cargos de técnicos administrativos em educação de níveis médio e superior, nos municípios de Santarém, Oriximiná, Óbidos, Juruti, Alenquer e Itaituba.
As provas serão realizadas nos municípios de Santarém, Oriximiná, Juruti e Óbidos, no dia 15 de dezembro de 2013, das 8 horas às 12 horas, observado o horário de Santarém. As provas para os câmpus de Alenquer e Itaituba serão realizadas no município de Santarém.