Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2016

Atuação do MP garante a permanência definitiva do barco hospital Abaré na região

Imagem
A permanência do barco hospital Abaré I em Santarém para atendimento às populações ribeirinhas do Tapajós está garantida em acordo judicial. O acordo considera a necessidade da aquisição da Tecnologia Social desenvolvida pela TDH pela Ufopa, o que garante às populações ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro a continuidade das politicas públicas voltadas à saúde local.


O Ministério Público Estadual, por meio do promotor de justiça Tulio Chaves Novaes, acompanha o processo desde 2012, quando o MP instaurou procedimento para garantir a permanência do Abaré na região.

A embarcação se integrará ao projeto pedagógico institucional da universidade, com a implantação do Instituto de Saúde Coletiva, para formação de profissionais de saúde da região com foco na atenção primária em saúde das populações ribeirinhas. O barco deverá constituir “um cenário de prática para a educação permanente em saúde”, prevê o termo.

Mais detalhes na página do MP/PA

Gramado do Colosso do Tapajós recebe o primeiro corte

Imagem
O novo gramado do estádio Colosso do Tapajós recebeu o primeiro corte nessa quinta-feira (07/01). A partir da semana que vem, o gramado será cortado duas vezes por semana até a data de início do 1º turno do Campeonato Paraense de Futebol 2016.
O jogo de abertura da competição será no dia 30 deste mês, às 18h, no Colosso do Tapajós, entre Tapajós x São Raimundo. A empresa Green Gramados Esportivos, responsável pela obra, garante que o gramado estará em perfeitas condições de jogo.
CCOM/PMS

USP lança curso gratuito a distância para ensinar Libras

Imagem
O grupo de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo (USP) criou um site exclusivo com umcurso gratuito a distância para quem deseja aprender a língua dos sinais.

Por meio da plataforma Stoa, o usuário terá acesso a dezenas devídeo aulas, material didático e atividades, tudo de graça. Os interessados devem acessar a plataforma , onde é possível assistir online e fazer o download gratuito das aulas de Libras.
O objetivo  é oferecer às pessoas não surdas um contato com os conteúdos relacionados à língua de sinais, à educação de surdo e à cultura surda.
Informações: Canal do Ensino

Novas regas para visitas ao igarapé do Jamaraquá valem a partir deste sábado (9)

Imagem
O chefe da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), José Risonei Assis da Silva, divulgou uma nota informando que haverá mais critérios para as pessoas que queiram visitar e conhecer o igarapé do Jamaraquá na Flona do Tapajós, em Belterra. A informação do blog Quarto Poder.


As regras começam a valer a partir deste sábado (9).


A finalidade do ordenamento do uso público do igarapé, segundo a nota, é a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá.

Abaixo, a íntegra das recomendações feitas pela direção da Flona.


Visando o ordenamento do uso público e a prevenção da degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade suporte do igarapé do Jamaraquá, fica proibido a partir do dia 09/01/2016 a circulação de veículos de qualquer tipo próximos ao curso d'água. OS VISITANTES DEVEM ESTACIONAR NA ÁREA INDICADA DO CENTRO COMUNITÁRIO E PROSSEGUIR ATÉ O IGARAPÉ CAMINHANDO. Além da medida reco…

FPM: Primeiro repasse do ano ocorre nesta sexta-feira, 8

Imagem
O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano entra nas contas das Prefeituras nesta sexta-feira, 8 de janeiro. O montante a ser distribuído é de R$ 2.072.013.144,34 ao considerar o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Sem a retenção constitucional, em valores brutos, o valor chega a R$ 2.590.016.430,43.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o primeiro decêndio de janeiro de 2015, a transferência do Fundo teve redução expressiva em termos brutos e reais de 12,98%.