Postagens

Mostrando postagens de Agosto 10, 2011

Tudo definido, agora é só votar 77.

Imagem
Durante sorteio realizado na sessão administrativa desta terça-feira (9), ficou decidido que as perguntas que orientarão o Plebiscito no Estado do Pará, para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, serão feitas na seguinte ordem na urna eletrônica: primeiro aparecerá a pergunta “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?”. Depois aparecerá a questão “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”.

No segundo sorteio ficou definido que para votar SIM, o eleitor paraense deve digitar 77, e para responder NÃO o número a ser teclado é 55. Caso responda SIM, o eleitor estará sendo favorável à divisão do Pará para a criação de Tapajós ou Carajás. Se for contrário, deve votar NÃO. Cada pergunta é independente da outra e, portanto, o eleitor deverá responder às duas, uma de cada vez.
TSE.

Pará será beneficiado com criação de novas universidades federais.

O Ministério da Educação (Mec) deve anunciar nos próximos dias a criação de quatro novas universidades federais em alguns Estados do país. O Pará será um dos beneficiados com mais uma instituição, que deve ser implantada na região sul do Estado.

A proposta, que ainda está em fase de elaboração, deve criar novas instituições e expandir as universidades já existentes com novos campi pelo interior. De acordo com o Mec, essa necessidade surgiu a partir de um levantamento feito sobre a quantidade de vagas ofertadas pelos cursos em relação ao tamanho da população.
Leia mais

Agenda regional de implantação de comitês pró tapajós.

MUNICÍPIO
DATA
LOCAL
HORÁRIO
CONTATO
EVENTO


Pref/Câmara de Almeirim
08/08
Centro Educacional
13:00/16:00
Ver. Fátima/Petrônio
Instalação do Comitê de Almeirim


Pref/Câmara de Prainha
09/08
Câmara Municipal
09:00/12:00
Ver. Iane/Edmundo
Instalação do Comitê de Prainha


Pref/Câmara de Monte Alegre
09/08
Escola Orlando Costa
19:30
Ver. Zé Maria
Instalação do Comitê de Monte Alegre


Pref/Câmara de Aveiro
12/08
Auditório CRAS
09:00/12:00
Prof. Georgete
Instalação  do Comitê de Aveiro


Pref/Câmara de Medicilândia
24/08
Câmara Municipal
09:00/12:00
Valdivino/J. Ricardo
Instalação do Comitê de Medicilândia


Pref/Câmara de Brasil Novo
24/08
Câmara Municipal
15:00/18:00
Pref. Alexandre Luneli
Instalação do Comitê de Brasil Novo


Pref/ Câmara de Altamira
25/08
Centro de Convenções
09:00/12:00
Ver. Mêrces/Senhorinha
Instalação do Comitê de Altamira


Pref./Câmara de Vitória do Xingú
25/08
Câmara Municipal
16:00/19:00
Ver. Luiza/Santana
Instalação do Comitê de Vitória do Xingú


Pref/Câmara Sen. …

Plebiscito: Tropas federais farão segurança.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem o envio de tropas federais para 14 cidades paraenses em dezembro, durante o plebiscito que irá definir se o estado será dividido em três, com a criação do Tapajós e de Carajás. O pedido de reforço policial foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
A provável data de votação é o dia 11 de dezembro, no horário entre as 8h e as 17h. Primeiro, os eleitores paraenses responderão se querem ou não a criação do Tapajós, e depois responderão o mesmo sobre Carajás.
Segundo a relatora do pedido, ministra Cármem Lúcia, a solicitação foi feita com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha. A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária.
Os municípios que terão reforço na segurança são Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do A…