Postagens

Mostrando postagens de Junho 17, 2011

Ações de educação no trânsito em Santarém.

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) participa, por meio de sua Coordenadoria de Educação, do governo Itinerante no município de Santarém, na região oeste, realizando ações de educação para o trânsito, visando diminuir o número de acidentes com mortos e feridos. O trabalho educativo conta com a parceria do programa Pró-Paz Cidadania.
As crianças em idade escolar são o principal alvo das ações. As Escolas Municipais Nazaré Demétrio e Princesa Izabel, as Estaduais Terezinha de Jesus e Júlia Passarinho, e a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes receberão na próxima segunda-feira (20) as equipes do Detran, que ministrarão palestras e desenvolverão atividades na brinquedoteca, pinturas e leituras, voltadas à formação de futuros condutores, e distribuirão material educativo.

Pará: 26 novos defensores públicos tomam posse.

Na tarde desta sexta-feira, 17.06, em cerimônia no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, tomam posse mais 26 Defensores Públicos de 1ª entrância.
Isto significa que 26 comarcas do interior do Pará passarão a contar com os necessários serviços destes profissionais de direito, imprescindíveis à efetivação da justiça aos que não têm condições financeiras para pagar advogados, que são a maioria dos que precisam de serviços judiciais.
Os novos defensores conhecerão a realidade ímpar do interior do Pará e poderão, em certos momentos, alquebrar os ânimos frente às dificuldades estruturais enfrentadas, mas, para o sucesso da empreitada, deverão manter em maior monta, sempre, a resolução.
Deixo-os com Churchill: “Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.”.
Blog do Parfisal

Os juízes federais defendem a federalização de crimes na região Norte.

Os juízes federais defendem a federalização de crimes contra os direitos humanos na Região Norte do País. A federalização, segundo os magistrados, "é um caminho que pode levar ao julgamento mais rápido e ao fim da impunidade nesses casos". Estudo feito pelo governo indica que dos 219 assassinatos na zona rural do Pará, nos últimos dez anos, somente 4 resultaram em boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias e processos judiciais. Apenas três casos foram julgados e os réus, absolvidos.

Produção de tablets no Brasil só a partir de setembro.

A empresa asiática Foxconn adiou para setembro o início da sua produção de tablets no Brasil, que estava prevista para começar em julho. A afirmação foi feita hoje pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou de uma reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo. "Fomos informados ontem que ela só iniciará a sua produção em setembro", disse o ministro. "Mas isso não faz diferença nenhuma, não é relevante, um mês a mais ou um mês a menos. Quem quiser comprar tablet vai ter esperar um pouco mais." Leia mais

Ufopa realiza seminário sobre Educação Especial.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nos dias 20 e 21 de junho, em Santarém (PA), o "1º Seminário de Políticas e Práticas de Educação Especial", que discutirá o tema “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. Destinado a pesquisadores, docentes e discentes do curso de Pedagogia e demais licenciaturas, o evento acontecerá no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon.
Iniciativa do Instituto de Ciências da Educação (ICED), por meio do curso de Pedagogia e do Núcleo de Educação Especial, o Seminário tem por objetivo discutir as temáticas da Educação Especial e da inclusão escolar, promovendo maior troca de experiências entre os estudantes das licenciaturas do ICED, dos profissionais da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), da Secretaria Municipal de Educação de Santarém (SEMED) e das associações que desenvolvem atividades pedagógicas com pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais.

Os custos da criação de novos Estados.

Matéria publicada na Gazeta do Povo no dia 15/05
A aprovação de dois plebiscitos que podem decidir pela criação de novos estados na Região Norte do país trouxe à tona a discussão sobre a validade de criar novas unidades da federação. Por um lado, os defensores dos novos estados argumentam que isso levará desenvolvimento para regiões isoladas e esquecidas mesmo pelos governos locais. Por outro, isso traz custos que são pagos por toda a população.
Os dois estados que estarão em discussão nos plebiscitos, aprovados pela Câmara no último dia 5, dividem o Pará em três: seriam criados os estados de Tapajós e de Carajás. Mas há outras 13 propostas de divisões, criando novos estados ou territórios. Todos de penderiam de aprovação de novos plebiscitos.
Não por acaso, a maioria das unidades atualmente em pauta ficam em regiões isoladas e pouco desenvolvidas, tanto em relação a suas regiões quanto ao país. "O padrão dessas propostas é criar estados pobres e pouco populosos", comenta a cie…

Viradão de aniversário de Santarém.

Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, a Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da secretaria municipal de Educação (SEMED), promoverá nos dias 21 e 22 deste mês, o II Viradão Cultural.
O projeto é uma forma criativa de disponibilizar à população santarena, 24 horas de lazer, envolvendo os aspectos físico-esportivo, artístico, manuais, intelectuais, virtuais e culturais, além da culminância de outros projetos, como: a final do Campeonato de Bairros, a Maratona Correndo por Santarém, e as programações tradicionalmente desenvolvidas pelo Projeto Esporte e Lazer da Cidade.
A coordenação do evento espera atender mais de 5 mil pessoas com 20 atividades, que vão desde partidas de futebol, voleibol e handebol às oficinas de teatro e artes plásticas.
O II Viradão terá início às 17h do dia 21 de junho no Parque da Cidade e encerrará às 17h de quarta-feira (22/06), dia em que Santarém completará 350 anos.
PMS