Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 5, 2013

MEC empossa hoje nova reitora da Ufopa

Imagem
Por determinação do MEC (Ministério da Educação), a professora Raimunda Monteiro toma posse hoje (6) em Brasília como reitora da Ufopa.
Raimunda Monteiro encabeçou a chapa 2, vencedora da primeira eleição para reitor e vice da Ufopa realizada em novembro passado.
Na próxima segunda. 9, o Consun, tem reunião marcada. O Conselho tem o papel de homologar o resultado da eleição e encaminhá-lo ao MEC.
Veja Também:


Reitor da Ufopa protocola pedido de exoneração junto ao MEC

As informações são do Blog do Jeso

MEC fará inspeção presencial em cursos de direito ofertados no Brasil

O Ministério da Educação fará uma inspeção presencial em todos os cursos de direito ofertados no Brasil. A medida faz parte do acordo firmado este ano com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a revisão do ensino jurídico. Os cursos serão analisados quanto ao corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica.
Segundo Mercadante, a taxa de aprovação nos últimos exames da ordem foi abaixo de 30%. É preciso assegurar a qualidade dos cursos, disse.

MEC congela vestibular de 44 mil vagas em 270 cursos de graduação. Cursos não poderão ofertar vagas já no final deste ano

Cursos de áreas como ciências humanas e sociais aplicadas que tiveram desempenho insatisfatório em duas avaliações sucessivas do Ministério da Educação não poderão ofertar vagas já no final deste ano.
O congelamento do vestibular atinge 270 cursos de graduações como direito, administração, ciências contábeis e comunicação e afetam 44.069 vagas. Desse total, apenas 7 cursos estão em 5 universidades federais. As demais, são todas da rede privada.
"Nenhum aluno entrará nesses cursos. Se estão ou não [fazendo vestibular], não sei dizer. Mas nenhum aluno a partir de agora será matriculado nesses 270 cursos", disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação) em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5).
A maior parte desses cursos são de administração (103), ciências contábeis (51) e direito (38).
Os cursos punidos receberam nota 1 ou 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso).
A lista de instituições e cursos afetados será divulgado apenas amanhã no "Diário Oficial" da União.
Fol…

Prioridade na votação do PNE

Após reunião com líderes partidários, nesta quarta-feira (4), o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que a votação do Plano Nacional de Educação é prioridade e acontecerá na próxima semana. Para não atrasar a votação do PNE, Renan disse que pretende diminuir o número de votações nominais.
De acordo com o presidente, a votação do Plano Nacional de Educação é de interesse nacional.

Reitor da Ufopa protocola pedido de exoneração junto ao MEC

Imagem
O reitor pro tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, protocolou nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013, junto ao Ministério da Educação (MEC), pedido de exoneração, em caráter irrevogável.
O ofício relata as razões do pedido, entre as quais a “impossibilidade de antecipação da sessão”, que havia sido marcada pela Reitoria da UFOPA para o dia 9/12/2013, de homologação do resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica, a qual teria a presença do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Dr. Carlos Maneschy, presidente da Comissão Externa de Acompanhamento da Consulta – cuja formação foi sugerida pelo próprio MEC.
“Face a essa situação, e sem pretender de nenhuma forma causar dificuldades a esse Ministério, e certo de que sempre dei o máximo de mim, com trabalho, empenho e lealdade, para responder ao empolgante desafio de implantar a primeira universidade federal no interior da Amazônia, com um modelo inovador, sem jamais abdica…

UFABC confere honoris causa a Lula

Imagem
(Foto: Jorge Araújo/Folhapress
A Universidade Federal do ABC (UFABC) , entregou ontem, 5, ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o título de doutor honoris causa. A homenagem tinha um motivo especial: a entrega do primeiro título de doutor "honoris causa" da instituição, conferido ao ex-presidente.
Lula classificou o título como o mais marcante de sua vida. "Esta é minha casa, cidade que me acolheu ainda jovem, me deu oportunidade de trabalho", disse.
A solenidade contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.