Postagens

Mostrando postagens de outubro 25, 2016

11ª edição do ‘Chefs na Praça’ em Santarém

Imagem
A próxima edição do ‘Chefs na Praça’ acontece no período de 10 a 13 de novembro, na praça Barão de Santarém, no centro da cidade. Coordenado pela Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Semdetur, o evento gastronômico tem por finalidade a divulgação da culinária paraense através da organização de uma praça de alimentação ao ar livre, onde chefs dos mais variadores segmentos da culinária local possam apresentar seus pratos a preços populares e com sabor requintado. Nesta etapa, os organizadores devem contar com 12 a 15 barracas .

Prosel inscreve a partir de hoje (25)

Imagem
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu nesta terça-feira (25) as inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) 2017. Candidatos oriundos de escolas públicas do Pará terão isenção total na taxa de inscrição e concorrerão às vagas reservadas, que este ano chegam a 50% do total ofertado. Já os inscritos no Programa de Ingresso Seriado (Prise) têm até amanhã para confirmar a inscrição. As inscrições para o Prosel 2017 ocorrem até 7 de novembro, exclusivamente via internet, pelo site Instituição. O quadro de vagas é dividido igualmente entre Prise e Prosel. Para o interior do estado, serão ofertadas 1.078 vagas. Mais detalhes AQUI

"Liquida Santarém" em novembro

Imagem
O Conselho de Jovens Empresários da ACES  realiza de 10 a 13 de novembro o  "Liquida Santarém 2016" . São mais de 150 lojas credenciadas com diversos produtos e serviços a preços baixos. O consumidor ainda concorre a 10 prêmios de R$ 500,00.

II Congresso de Oncologia do Oeste do Pará começa nesta terça, 25

Começa nesta terça-feira (25)  e segue até sexta, 28, no auditório da Uepa, o II Congresso de Oncologia do Oeste do Pará. O evento, que vai reunir alguns dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é oncologia, está sendo promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas em parceria com acadêmicos de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A abertura inicia às 19h.

A cabanagem no Baixo Amazonas

Imagem
Padre e Historiador, Sidney Canto (foto) lança em janeiro seu mais novo livro: "Cabanagem no Baixo Amazonas e Tapajós" . A obra, que está na fase final de revisão, resgata a história da Cabanagem na região do Baixo Amazonas . Canto, que é membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTAP -, já escreveu sobre outras temáticas históricas e culturais da região do Tapajós. Algumas de suas obras como: Alter do Chão e Sairé: contribuição para a história, Índios no Baixo Amazonas e Tapajós, Santarém: História e curiosidades , entre outras, podem ser encontradas na biblioteca ÉFREM GALVÃO, na sede do IHGTAP. O instituto, localizado na Adriano Pimentel (ao lado da escadaria do Mirante), é aberto ao público das 7:45 às 11:45. A biblioteca conta com um vasto acervo histórico da região.

Risco de extermínio

Imagem
Índios Nambiquara. Foto:    Claude Levi Strauss Documentos da Cruz Vermelha , que estiveram guardados por quase meio século de forma sigilosa em Genebra, revelam que etnias indígenas na Amazônia corriam risco de extinção no período da ditadura militar. Saúde deplorável, miséria profunda e trabalhando como escravos para fazendeiros, povos indígenas inteiros estiveram próximos de desaparecer no final dos anos 60 e início da década de 70. Os alertas para a entidade começaram a chegar na primeira metade ainda dos anos 60, com especialistas europeus denunciando a crise. Leia a reportagem na íntegra na  UOL.

Escolas podem usar espaços esportivos do Parque para Jogos Internos

Imagem
As escolas que ainda não realizaram seus Jogos Internos – 2016 e estão em busca de local para realização dos eventos, podem requerer junto à Semjel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) horários para o uso dos espaços esportivos do Parque da Cidade: Quadra de areia, quadra de piso, campos de futebol e pista de atletismo. Há horários disponíveis de 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Semjel funciona na Avenida Curuá-Una, nº 42, bairro Prainha, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 14h.  (PMS)