Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 11, 2013

Brasileiros entre possíveis sucessores de Bento 16

Imagem
Na Folha de São Paulo


[caption id="attachment_2385" align="alignleft" width="163"] Papa Bento 16 anunciou sua renúncia ao cargo, que ficará vago no dia 28[/caption]
Na lista dos principais "papáveis", figuram dois brasileiros: João Braz de Aviz, 65, e Odilo Pedro Scherer, 63.
Enquanto Aviz é visto como mais inclinado à caridade e aos pobres --embora não seja ligado à Teologia da Libertação--, Scherer é considerado conservador no Brasil, mas como moderado no resto do mundo.
Entre os principais candidatos, também se encontram o canadense Marc Ouellet, o ministro da cultura do Vaticano, Gianfranco Ravasi, o conservador Angelo Scola, ambos italianos, e o ganense Peter Turkson.

A grande campeã do carnaval santareno

Imagem
Foto: Ronaldo Ferreira
Com uma diferença de dois décimos para o segundo colocado – bloco Cacique da Prainha – o bloco da Pulga sagrou-se campeão do Carnaval Multicultural da Prefeitura de Santarém/Secretaria de Cultura entre os blocos de enredo da ASAC. Nove jurados avaliaram os quesitos evolução, comissão de frente, samba enredo, visual e conjunto, harmonia, fantasia, alegorias e adereços, porta estandarte e bateria. Nesta terça-feira, 12, os três primeiros colocados fazem o desfile dos campeões no corredor da folia.
Resultado final
1º Lugar – Bloco da Pulga – 86,6 pontos
2º Lugar – Bloco Cacique da Prainha – 86,4 pontos
3º Lugar – Bloco Unidos de Aparecida - 82,5 pontos
4º Lugar – Bloco Unidos da Interventoria – 67,1 pontos

Direito à matrícula no ensino fundamental

A Justiça Federal no Pará decidiu na sexta-feira, 8 de fevereiro, que, no Estado, crianças menores de seis anos de idade têm direito a matrícula no ensino fundamental. A decisão vale para escolas públicas e particulares nos casos em que for comprovada a capacidade intelectual da criança mediante avaliação psicopedagógica feita pela entidade de ensino.
Segundo a Justiça, impedir crianças menores de seis anos de serem matriculadas “agride os princípios basilares da educação por desconsiderar os aspectos subjetivos da vivência pessoal, contexto social e familiar e, especialmente, capacidade intelectual e de aprendizado de cada criança”.
MPF/PA

Papa vai renunciar ao pontificado

Imagem
Do G1


[caption id="attachment_11117" align="alignleft" width="167"] Papa Bento XVI[/caption]
O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires.
O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.