Postagens

Mostrando postagens de Março 30, 2012

Dia 2 de abril termina prazo para descontos de IPVA para carros com finais de placas 44 a 64

Dia 2 de abril é o prazo final para descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos proprietários de carros com finais de placas 44 a 64, embora a data do licenciamento destes veículos junto ao Detran seja 1º de junho. Até a segunda-feira será possível recolher o valor do Imposto com desconto. O pagamento integral do IPVA, dois meses antes do prazo final do licenciamento, para veículos que não tem multas de trânsito, garante o benefício do IPVA Cidadão.
Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está a dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% nas demais situações; além disso não é cumulativo. O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto. No site da Secretaria da Fazenda (Sefa) o proprietário pode consultar os prazos, valores, optar pelo pagamento integral ou parcelado, e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessando o Portal de Serviços …

Peixe caro

Imagem
Por: Ronaldo Campos


A região do baixo amazonas é uma das mais piscosas da Amazônia, mas os preços do pescado em Santarém continuam nestes últimos anos os mais caros do Pará. Neste início de Semana Santa, como ocorre todo ano, também nas cidades vizinhas, apesar da proibição tardia do governo estadual, impedindo a saída do Estado do pescado, pouco respeitado, o que é feito o ano todo, ocasionando a carestia, principalmente os dos tidos como lisos, transformados em filés, conduzidos para o sul do país e o mapará para o interior da Bahia. Esperar queda de preço dos tido como de primeira, onde se enquadra o pirarucu, tucunaré, tambaqui, é chover no molhado. Melhor a população se abastecer para a Páscoa com bacalhau, salmão e camarão rosa, que saem muito mais em conta. Melhor que ser explorado.

Moradores preocupados com a cheia do Tapajós

Imagem
[caption id="attachment_12896" align="alignleft" width="300" caption="Instalação de bombas (Foto: Jeso Carneiro)"][/caption]
Com o objetivo de amenizar os problemas ocasionados pela cheia dos rios Tapajós e Amazonas, uma equipe formada por representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros está realizando visitas a comunidades ribeirinhas de Santarém, levando atendimento à população.
A Capitania dos Portos informou que também atua na verificação dos problemas ocasionados pela cheia deste ano, tanto para a população quanto nas embarcações que trafegam nos rios Tapajós e Amazonas e seus afluentes.
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos em Santarém, capitão Andrade, a verificação da régua da Agência Nacional de Águas localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) registrou o nível do rio com 7.48 metros na manhã de anteontem. Fazendo um paralelo com o mesmo período de 2009, quando a régua marcou 7.34, a medida do rio está com 14 …