Moradores preocupados com a cheia do Tapajós

[caption id="attachment_12896" align="alignleft" width="300" caption="Instalação de bombas (Foto: Jeso Carneiro)"][/caption]

Com o objetivo de amenizar os problemas ocasionados pela cheia dos rios Tapajós e Amazonas, uma equipe formada por representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros está realizando visitas a comunidades ribeirinhas de Santarém, levando atendimento à população.


A Capitania dos Portos informou que também atua na verificação dos problemas ocasionados pela cheia deste ano, tanto para a população quanto nas embarcações que trafegam nos rios Tapajós e Amazonas e seus afluentes.


De acordo com o comandante da Capitania dos Portos em Santarém, capitão Andrade, a verificação da régua da Agência Nacional de Águas localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) registrou o nível do rio com 7.48 metros na manhã de anteontem. Fazendo um paralelo com o mesmo período de 2009, quando a régua marcou 7.34, a medida do rio está com 14 centímetros a mais neste ano. A preocupação não é à toa, já que 2009 registrou a maior cheia dos últimos 50 anos em Santarém.


“Se continuar com a mesma proporção, tem grandes possibilidades de termos uma cheia parecida com a de 2009. Mas, 2009 não pode ser referência porque foi uma coisa atípica daquele ano. A cheia acontece todo ano”, explica o comandante. ( Informações DOL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural