Postagens

Mostrando postagens de julho 13, 2011

Estado do Tapajós: Suplicy defende consulta em todo país.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário nesta quarta-feira (13) ação apresentada pelo jurista paulista Dalmo de Abreu Dallari ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reivindicando que toda a população brasileira, e não apenas a paraense, seja ouvida no plebiscito sobre a criação dos estados de Carajás e Tapajós, no território do Pará. No último dia 30 de junho, o TSE determinou que a população do estado seja consultada sobre a divisão. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro. Como a Constituição Federal diz que deve ser consultada a "população diretamente interessada" na divisão, coube ao TSE fazer o entendimento de quem exatamente seriam essas pessoas - os moradores do estado inteiro ou apenas das novas unidades. O tribunal entendeu que todo o estado deveria opinar. Eduardo Suplicy defendeu o ponto de vista de Dalmo Dallari de que todo o país deveria opinar.

Palavras de Jatene sobre plebiscito.

“Sou a favor da liberdade de escolha. A luta é válida, mas tem que ser feita com serenidade e de maneira saudável. Não se deve usar de radicalismos, como se não fôssemos irmãos filhos da mesma terra. Não há inimigos, não se trata de uma guerra e sim de convicções de uma parte da população desse grande Estado, que devem ser expostas, votada e acatada, segundo seu resultado. No final, o que deve prevalecer é o bem para todos os envolvidos. É fundamental que todos saiam beneficiados”. Depoimento de Simão Jatene, durante visita a 25a Expoama, expôs, pela primeira vez, em terras marabaenses, o pensamento do governador a respeito do plebiscito sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Blog do Hiroshi

Pará: 40% dos alunos em atraso na escola.

No Pará, quase 40% dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses. É o que apontam as taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010, divulgado hoje (13), pela Agência Brasil. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária. Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo está desenvolvendo “ações de curto, médio e longo” prazo para resolver o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para correção de fluxo.

Lançamento das Frentes Parlamentares Pró Estado do Carajás e Tapajós.

No Blog do Zé Dudu Luciano Guedes – presidente da AMATCARAJÁS – Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – informa que será realizada solenidade de lançamento das Frentes Parlamentares Pró Estado do Carajás e Tapajós no dia 21. O evento, segundo Guedes, acontecerá em Belém durante um café da manhã no Hilton Hotel às 8:00 horas, em Santarém às 14:00 horas e na Câmara de Vereadores de Marabá às 20 horas. A programação contará com a participação dos Deputados Estaduais e Federais dos dois futuros Estados, sendo eles acompanhados por Duda Mendonça, que fará uma apresentação sobre as campanhas. É importante salientar que o publicitário Duda Mendonça fará também a campanha do Tapajós, o que deve ser visto como grande ganho, já que é importante que as duas frentes (Carajás e Tapajós) caminhem juntas, fato que será decisivo para a criação dos novos Estados.

Programação do SENAC.

Matrículas abertas Culinária Regional – 08 a 29/08/2011 (45 h/a) Horário: 15h às 18h Requisitos de acesso: 6º ano do ensino fundamental Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos – 08/08 a 12/08/2011 (20 h/a) Horário: 18h20min às 22h30min Requisitos de acesso: profissionais que manipulam de alimentos. Comidas Caseiras – 10/08 a 24/08/2011 (30 h/a) Horário: 19h às 22h Requisitos de acesso: conhecimentos básicos de cozinha. Drenagem Linfática – 08/08 a 05/09/2011 (60 h/a) Horário: 19h às 22h Requisitos de acesso: profissionais da massagem. Maquiador – 18/07 a 02/09/2011 (160 h/a) Horário: 14h às 18h10min Requisitos de acesso: 17 anos, 6ª série do ensino fundamental. Digitação com noções de editor de texto – 16/08 a 24/10/2011 (100h/a) Horário: 16h às 18h Horário: 19h às 21h Requisitos de acesso: 6ª série do ensino fundamental. CIPA – 16/08 a 05/09/2011 (60 h/a) Horário: 18h20min às 22h30min Requisitos de acesso: Idade mínima 18 anos, ser trabalhador, ser aluno ou técnico de se

ICPET define estratégia de campanha para plebiscito da criação do estado do tapajós.

A comissão do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) reuniu ontem (12) para definir estratégias de como será realizada a campanha para a propaganda que deve convencer a população a votar ‘Sim’ ao Estado do Tapajós. O objetivo principal foi discutir a forma como a propaganda será trabalhada no plebiscito. A reunião foi realizada a portas fechadas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). No encontro estavam presentes vários representantes da sociedade civil e parte dos integrantes das comissões do ICPET. O membro da comissão de Sistema de Dados e Informações do ICPET, Evaldo Viana informou que o a ideia é produzir um material com um conteúdo claro e de fácil entendimento. “Para que ela [população] compreenda que o nosso estado, futuro Estado do Tapajós é viável e tem condições de se sustentar” afirma Evaldo.