ICPET define estratégia de campanha para plebiscito da criação do estado do tapajós.

A comissão do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) reuniu ontem (12) para definir estratégias de como será realizada a campanha para a propaganda que deve convencer a população a votar ‘Sim’ ao Estado do Tapajós. O objetivo principal foi discutir a forma como a propaganda será trabalhada no plebiscito.


A reunião foi realizada a portas fechadas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). No encontro estavam presentes vários representantes da sociedade civil e parte dos integrantes das comissões do ICPET.

O membro da comissão de Sistema de Dados e Informações do ICPET, Evaldo Viana informou que o a ideia é produzir um material com um conteúdo claro e de fácil entendimento. “Para que ela [população] compreenda que o nosso estado, futuro Estado do Tapajós é viável e tem condições de se sustentar” afirma Evaldo.

O coordenador do ICPET, Edvaldo Bernardes esclareceu que outra estratégia é definir um modelo de propaganda impressa para que seja padrão em todo o estado. Ainda comentou sobre a criação do Comitê de Santarém que deve ser inaugurado no dia 21 de julho.


Segundo o professor Edvaldo, o marqueteiro Duda Mendonça dará um apoio através de orientações no intuito de fortalecer a campanha para do novo estado.

Carajás e Tapajós somam juntos cerca de 1.800.000 eleitores, este número é menor do que o Pará remanescente, por isso as duas frentes a favor do desmembramento vão trabalhar unidas para convencer a população.

O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro de 2011, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h.

Perguntas que serão submetidas aos eleitores

1- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
2- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?

Propaganda

O calendário autoriza a propaganda sobre o plebiscito a partir do dia 13 de setembro, inclusive na internet e com alto falantes e amplificadores de som. Também a partir desta data, as pesquisas de opinião pública relativas ao plebiscito deverão ser registradas no TRE-PA. Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão, a ser transmitida apenas para o Estado do Pará, terá início no dia 11 de novembro, 30 dias antes do plebiscito.

No dia 23 de novembro o TSE deverá lacrar todos os programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas que receberão o voto dos paraenses. Três dias antes do plebiscito (dia 8), deverão ser realizadas as últimas reuniões públicas e comícios com o fim de fazer propaganda política, bem como a divulgação da propaganda gratuita no rádio e na televisão.

Dia 10 de dezembro é o último dia para fazer propaganda por meio de alto falantes ou amplificadores de som. O prazo termina às 22h. Nesse mesmo horário será encerrada a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhadas, carreatas, passeatas pelas cidades divulgando mensagens das frentes.

A apuração do resultado começará logo após o término da votação, às 17h.

Fonte: No Tapajós

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