Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2012

Região Norte: Só 36,6%dos jovens concluem ensino médio na idade esperada, diz estudo

Dados sobre a educação brasileira foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e apresentados no relatório 'De olho na metas' pelo Todos pela Educação nesta terça-feira (7) em São Paulo.  O Norte aprece com o pior índice entre os jovens que concluem o ensino médio até 19 anos (Menos da metade - 36,6%).  O índice nacional é de (50,2% - um pouco mais da metade).  A Região Sul apresentou o melhor desempenho nesse quesito - (60,5%).A ONG Todos pela Educação lançou cinco metas para elevar a qualidade da educação do Brasil e faz o acompanhamento dos dados periodicamente.A meta 4 estabelecida pela ONG  para o ensino brasileiro é que o governo possa fazer com que até 2022, 90% ou mais dos jovens tenham terminado este nível de ensino.
O relatório indica também que o Brasil tem ainda 3.853.317 de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. Com dados do censo de 2010, o estudo mostra que este número…

Criado o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós

Imagem
[caption id="attachment_11853" align="alignleft" width="364" caption="Presentes na reunião"][/caption]
Em reunião que contou com alguns pesquisadores de história da região, foi aprovada nesta segunda-feira, 06, no salão do Tribunal do Júri, no Fórum de Santarém, a criação do IHGTap - Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, que será vinculado ao IHGB (Instituto Histórico e Geográfico do Brasil) e abrangerá todos os municípios do oeste do Pará.
O encontro teve a participação de 9 dos 20 membros que já confirmaram a intenção de participar do IHGTap. Outros 16 membros foram sugeridos e serão contactados para se integrarem ao grupo. A reunião foi presidida pelo professor-doutor Anselmo Colares, da Ufopa, e contou ainda com a participação das seguinte pessoas: Hélcio Amaral (aposentado e pesquisador), Raimunda Monteiro (jornalista e professora da Ufopa), Paulo Lima (historiador), Cristóvão Sena (engenheiro e pesquisador do ICBS), José Ronaldo Dias …

SUS é exemplo de sistema público de saúde , diz representante da OMS

A OMSquer conhecer o SUS para ajudar outros países a também construir um sistema público de saúde. O SUS foi apresentado no comitê de Genebra da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Jarbas Barbosa, secretários de Vigilância em Saúde disse no encontro que o  interesse de outros países em construir um sistema universal de saúde de qualidade vem crescendo e o SUS, apesar de ainda ter muito que melhorar, é uma referência mundial em atenção à saúde pública. Para a diretora geral assistente da OMS, Carissa Etienn o sistema universal de saúde brasileiro é um exemplo de acesso à saúde pública. “O Brasil tem muito a oferecer e os outros países têm muito a aprender com os avanços e também com os problemas que percebemos nesse sistema tão complexo”, afirmou a diretora.
Com informações doPortal Saúde

Theatro Vitória: Obras são inspecionadas

Imagem
Jorge de Mendonça Rocha, subprocurador-geral de justiça, área técnico-administrativa, esteve no último dia 2 em Santarém inspecionando as obras do Theatro Victória e do futuro prédio-sede do Ministério Público. A previsão de entrega do Theatro é para o final de fevereiro, com inauguração prevista para março.O projeto executado incluía um regaste das linhas históricas do Theatro.
Já a construção do futuro prédio-sede do MP em Santarém está em fase de execução, com a estrutura de concreto quase finalizada. Serão três andares de salas amplas voltadas para atendimento ao público, gabinetes, salas de apoio e auditório.

Mais informações: SANTARÉM: MP inspeciona andamento das obras do Theatro Victória e do novo prédio-sede