Postagens

Mostrando postagens de Novembro 17, 2014

Mestrado em Educação: Inscrições Abertas

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará torna público o edital 5/2014, contendo as normas do processo de seleção e admissão do ano letivo 2015 para o Programa de Pós-graduação em Educação da UFOPA – Mestrado Acadêmico em Educação. O curso caracteriza-se pela pluralidade de abordagens na compreensão da situação educacional, reunindo professores de diversas áreas de conhecimento e tendo na formação docente o eixo integrador das suas linhas de pesquisa.
Serão oferecidas 25 vagas, sendo 12 vagas para a linha de pesquisa 1: “História, política e gestão educacional na Amazônia” e 13 vagas para a linha de pesquisa 2: “Práticas pedagógicas, linguagens e tecnologias”, distribuídas entre os docentes permanentes do Programa. As inscrições serão exclusivamenteon-line, no sítio www.ufopa.edu.br/ppge, no período de 18 de novembro a 15 de dezembro de 2014.
Mais informações:
Confira o edital 5/2014-PPGE/UFOPApara saber mais sobre o processo seletiv…

Projeto piloto de coleta seletiva será implantando em Santarém

Imagem
[caption id="attachment_25953" align="alignleft" width="240"] Imagem ilustrativa[/caption]
A Prefeitura de Santarém vai implantar a partir de Janeiro de 2015, o Projeto de Coleta Seletiva Urbana. O projeto tem como objetivo dar o descarte correto de resíduos secos e úmidos, além de desenvolver ações de educação ambiental. Nesta primeira etapa, a iniciativa contemplará simultaneamente seis bairros: Aldeia, Centro, Fátima, Laguinho, Santa Clara e Salé.
A ação faz parte da Parceria Municipal Sustentável com o Distrito Reno-Sieg, da Alemanha e o Governo Municipal.
A visita domiciliar vai orientar os moradores quanto à forma adequada da coleta seletiva. De acordo com o Técnico de Engenharia da CSAN, José Palheta, os moradores das áreas contempladas serão informados durante as visitas e através dos meios de comunicação sobre a forma correta da separação do lixo, dias e horários da coleta.

Informações da Prefeitura Municipal de Santarém

Alta no desmatamento da Amazônia

Da Agência CNM

Uma nova alta na devastação da floresta amazônica foi detectada por um levantamento não-oficial de desmatamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém. Segundo o SAD, como se chama esse monitoramento independente, foram 244 km² de desmatamento na Amazônia Legal em outubro de 2014. Isso representou um aumento de 467% em relação a outubro de 2013, quando o desmatamento somou 43 km².

O Imazon destacou que, por causa da cobertura de nuvens, foi possível monitorar 72% da área florestal na Amazônia Legal enquanto que em outubro de 2013 o monitoramento cobriu uma área menor, 69%, do território.

Em outubro de 2014, o desmatamento se concentrou em Rondônia (27%), Mato Grosso (23%), seguido pelo Pará (22%) e Amazonas (13%), com menor ocorrência em Roraima (9%), Acre (5%) e Amapá (1%).

Mais detalhes AQUI