Postagens

Mostrando postagens de Setembro 11, 2017

Abertas inscrições para III Encontro de Surdos e Intérpretes de Libras

Imagem
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio do Núcleo de Acessibilidade e em parceria com a Associação de Surdos de Santarém (ASUSANT) e a Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais do Oeste do Pará (ASTILS), promove, no período de 19 a 21 de setembro, o III Encontro de Surdos e Intérpretes de Libras da Ufopa.
Nesta terceira edição, o evento debate o tema “Surdos no Ensino Superior: Sujeitos de Possibilidades”, que visa a fomentar discussões sobre a constituição desse sujeito, além de esclarecer quem é o profissional tradutor e intérprete de língua de sinais e português (TILSP) e o atual panorama deste no mercado de trabalho nacional.

O encontro, que conta com palestrantes nacionais, referências nos temas abordados, e com uma programação diversificada entre palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos, inicia-se dia 19 à noite e segue nos dias 20 e 21 nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 20 horas.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas online atra…

Prefeitura lança programação oficial do Çairé 2017

Imagem
A Prefeitura de Santarém lançou nesta segunda-feira (11), na Sala Cultural do Theatro Victória, a programação oficial do Çairé 2017. Com o tema "Festa e Fé", a proposta do governo municipal é valorizar e mostrar a verdadeira história do Çairé, que está diretamente ligada à devoção à Santíssima Trindade. O Çairé é uma manifestação religiosa da cultura indígena na Amazônia que, segundo os historiadores, acontece há pelo menos 300 anos.
As atividades iniciam no dia 16 de setembro com a Busca dos Mastros. A procissão fluvial, que segue pelo Lago Verde até a floresta de onde os mastros serão retirados, inicia às 8h. Os mastros serão levados à Praia da Gurita (Praia do Cajueiro), onde permanecem até o dia 21 de setembro, quando serão buscados, também em procissão, e levados para serem hasteados na Praça do Çairé, onde ocorrerá a abertura oficial.

O rito religioso
É um momento em que os personagens do Çairé se reúnem no barracão e no entorno dele para louvar o Divino Espírito Santo. …

Tapajazz 2017 inicia na sexta-feira, 15

Imagem
Nos dias 15, 16 e 17 deste mês, em Alter do Chão, acontece o Tapajazz 2107. Em sua 4ª edição, o festival vai reunir monstros sagrados da música instrumental como os violonistas Sebastião Tapajós e Yamandu Costa, e ainda as feras do Mundo Mambo, Tymbra Trio, Adelbert Carneiro, Kuatá de Carimbó e Clube do Choro de Alter do Chão.

A organização é do produtor cultural Guilherme Taré.

Com informações do blog Uruatapera