Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 15, 2015

SEMDE abrirá inscrições para cursos do Infocentro Casa Brasil

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), através do Infocentro Casa Brasil, realizará na próxima terça-feira (20/01), inscrições para a 1ª etapa de cursos regulares de 2015. Ao todo serão 220 alunos atendidos pela manhã, tarde e noite.

Nesta etapa, serão oferecidos os cursos de informática básica para jovens e adultos, informática básica para melhor idade, informática básica para deficientes auditivos, em parceria com a Associação de Surdos de Santarém, caixa informatizado, além do novo curso de auxiliar administrativo, que iniciam no próximo dia 26 de janeiro e se estenderão até o dia 31 de março.

Para a titular da SEMDE, Rosemary Fonseca, o Governo Municipal está investindo em cursos que promovem a inclusão social e digital dos moradores das grande áreas do Santarenzinho e Maracanã, possibilitando a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho e garantindo oportunidades aos moradores das…

Seduc intensifica o processo de matrícula na rede estadual de ensino

Mais de 47 mil novos alunos já estão pré-matriculados nas escolas da rede estadual de Ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu o processo de Matrícula 2015 no dia 5 deste mês, ofertando 250 mil vagas para novos alunos e garantindo oportunidade de acesso aos estudos para crianças, adolescentes e adultos no ensino regular e, ainda, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Estado. A rede estadual de Ensino engloba atualmente mil escolas no atendimento a cerca de 700 mil estudantes.

Para a pré-matrícula é necessária a apresentação dos dados básicos do estudante, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e endereço. É importante que o aluno ou responsável informe se é atendido por algum programa social, como o Bolsa Família, ou, no caso de estudantes com deficiência, se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pré-matrícula é feita no site www.seduc.pa.gov.br ou pela Central de Atendimento (0800 280 0078), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 hor…

Os responsáveis pelos zeros na redação do Enem

Imagem
Professor Romy Castro, via Facebook
[caption id="attachment_16577" align="alignleft" width="150"] Prof. Romy Castro[/caption]

Todos somos responsáveis pelos mais de 500 mil (500 MIL!!!!!) zeros na Redação do Enem. Escola e Família devem envergonhar-se desses números. Todos os professores precisam fazer uma avaliação de sua prática. Os meninos saem das séries iniciais mal alfabetizados; não se cobra deles leitura de obras literárias (na Argentina, até a 4ª série leem-se 40, 50 livros). No Ensino Fundamental II, quase não se produzem textos (em todas as disciplinas); poucas atividades de interpretação são sugeridas - ainda achamos melhor encher os corredores de cartazes tolos; no Ensino Médio, criamos o pragmatismo das questões objetivas, da preparação para o vestibular e do conhecimento enlatado. "Dá trabalho corrigir as produções dos alunos". Na Academia, os cursos de Licenciatura criam teóricos das salas de aula. Não se ensina o professor a ensin…

Santarém recebe o 1º núcleo de órgãos do Pará

O município de Santarém receberá em breve o primeiro núcleo de Organização de Procura de Órgãos OPO), do Pará, implantado pelo Ministério da Saúde em parceria com o governo do Estado.
A intenção é agilizar, facilitar e ampliar a captação de doações para transplantes e diminuir a fila de pessoas que aguardam esses procedimentos.
Segundo Ana Beltrão, coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos Estadual (CNCDO, Santarém está na frente para receber a OPO porque já recebeu a visita do Ministério da Saúde e aguarda tão somente a publicação da portaria credenciando o município para o serviço.
Matéria completa: O Liberal ( assinantes)

Para deputada, muitos municípios não terão como reajustar piso de professores

O reajuste de 13% do piso salarial dos professores é questão de preocupação entre prefeitos. Segundo a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que já integrou duas comissões especiais sobre o tema na Câmara, muitos municípios não terão verbas suficientes para pagar o novo salário. Os estados e municípios devem ajustar o pagamento dos educadores já em fevereiro. O piso dos professores de escolas públicas passou de R$ 1.697 para R$ 1.918.

Dorinha Seabra afirma que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) não repassa nenhuma verba extra aos municípios para efetivar os pagamentos.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Zilkoski, alega que a política atual de aumento do piso não trata o problema de forma completa, pois não considera a questão dos professores fora da sala de aula e os aposentados. Zilkoski conta que, desde o início da política, em 2009, o reajuste acumulado foi de 78%, e as prefeituras não têm condições de pagar.

Posse da nova diretoria da ACES

Na noite desta quarta-feira, 14, tomou posse a nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). O empresário César Duarte Ramalheiro é o novo presidente da entidade e deve ficar à frente no biênio 2015/2016.
A busca por melhorias na energia elétrica, conexão de internet, Rodovia BR-163 e Porto da Tiradentes estão entre as prioridades da nova diretoria.

A solenidade de posse contou com a presença de 62 empresários.

Informaçôes G1/Stm

Férias, necessidade física e mental

Imagem
Professor Márcio Pinto, via Facebook.


[caption id="attachment_10390" align="alignleft" width="180"] Márcio Pinto[/caption]

É de conhecimento de todos que docentes em regência de classe têm direito a férias de 45 dias, as quais são gozadas fora do período letivo, sendo 30 dias usufruídos em julho e 15 dias após o final do ano letivo. Tradicionalmente é comum denominarmos férias apenas o período concernente ao mês de julho, sendo o período gozado no final do ano letivo chamado de recesso. De regra, as férias servem para o descanso e a reparação física e mental do trabalhador, objetivando a restauração do organismo após um período em que foram despendidas muitas energias no trabalho. Logo, é um período necessário. Mas, o fato de muitos professores não entenderem os 15 dias de recesso como férias tem feito com que alguns deixem de exercer esse direito. Explico. Faz algum tempo que as escolas da rede estadual de Santarém vêm trabalhando com diferentes calendário…

Entra em vigor o Estatuto da Metrópole

Imagem
Entrou em vigor nesta quarta-feira, 14, o Estatuto da Metrópole, que estabelece diretrizes para o planejamento, gestão e execução de ações para regiões metropolitanas.
A nova lei prevê que os municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana criem e executem juntos às Políticas Públicas. Pelas novas regras, toda região metropolitana deve ter, obrigatoriamente, um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, que vai estabelecer os serviços públicos oferecidos de forma conjunta, como, por exemplo, saneamento básico, coleta de lixo e transporte público. Cada região metropolitana deve criar um órgão para gerir as Políticas Públicas.
As regiões metropolitanas já existentes vão ter prazo de três anos para provar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e se adequar às novas regras. A partir daí, os municípios participantes do grupo vão ter outros três anos para se adaptar às mudanças. O Estatuto da Metrópole prevê ainda a participação da sociedade civil nas decisões relacionadas a…