Postagens

Mostrando postagens de Novembro 24, 2011

Nota à sociedade paraense, pais, alunos e professores

Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2011, conseguimos aprovar o requerimento de minha autoria que exige providências ao Governo do Estado para cumprir o estabelecido na Lei Federal 11.738 de 16 de julho de 2008, que estabelece o piso salarial dos profissionais da educação.
Ao Governo do Estado, que insiste em não realizar o pagamento do piso definido em Lei sob o argumento de insuficiência de saldo financeiro, foi dado o recado: eu e meus pares desta casa de leis não estamos de acordo com a postura arbitrária e ilegal do Governo de Estado. O requerimento foi alvo de debates calorosos por quatro sessões na Assembleia Legislativa, com uma forte resistência da Bancada do Governo. Inclusive foi proposta a retirada do mesmo, diante do retorno às aulas. Com a manutenção do documento por nossa parte, e na certeza de um desconforto que geraria o ato contrário, ontem a aprovação do requerimento foi unânime.
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, no entendimento que os professores e profis…

Lei antifumo é aprovada pelo Senado

Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi aprovada na terça-feira (22) e ainda será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O texto aprovado no Senado prevê proibição do fumo em recintos fechados. Antes, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse fumódromo. Algumas leis estaduais já haviam proibido o fumódromo. Agora, a restrição vale para todo o território nacional.
Propaganda
A legislação brasileira já previa restrições à propaganda do cigarro, como não sugerir consumo excessivo e mostrar os malefícios do produto. Agora, a propaganda passa a ser proibida, mesmo com cartazes no local de venda, sendo permitida apenas a exposição. A tabela de preços deverá incluir preço mínimo para venda. As empresas, porém, podem manter a divulgação de suas marcas sem citar os produtos.
Alerta nos maços
Os alertas sobre os malefícios do cigarro serão ampliados. Atualmente, já há imagens…

Por que votar SIM para o estado do Tapajós?

Imagem
Por: Mª do Rosário Corrêa dos Santos.(*)


[caption id="attachment_10014" align="alignleft" width="136" caption="Prof. Maria do Rosário"][/caption]
Esta é a mais frequente pergunta que fazemos um ao outro nos últimos tempos. E quando sou interrogada quanto a criação do Estado do Tapajós, vêm muitos argumentos em minha mente que me induzem ao SIM para o novo estado.
Ultimamente, um argumento tem me levado a uma reflexão maior. Não se trata de uma reflexão  ligada diretamente à questão econômica ou  política, mas uma reflexão que brota do sentimento materno de uma paraense que tem orgulho de ter nascido no Pará, norte do país, região de grandes riquezas, belezas naturais e de um povo acolhedor.
Como mãe, muitas vezes me pego pensando como seria bom ter minha família reunida, pelo menos nos fins de semana, se todas as minhas filhas morassem aqui, em Santarém, ou numa cidade próxima. Infelizmente, isso não é possível devido a distância que nos separa. Só …

Seminário sobre pesquisas na Flona Tapajós

Começa hoje , dia 24 de novembro, em Santarém (PA), o 1º Seminário de Pesquisas Científicas da Floresta Nacional do Tapajós, evento promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O seminário acontecerá a partir das 8 horas, no Auditório do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), situado no bairro do Salé. Os interessados em participar devem se inscrever  no local do evento.
Mais informações:AQUI
Ascom/UFOPA