Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2012

ENEM: Manual com orientações para a redação

Imagem
[caption id="attachment_15300" align="alignleft" width="229"] Ilustração[/caption]
Lançado no último dia 30 o manual de orientações para a redação do ENEM (Guia do Participante) tem como finalidade detalhar os critérios de correção das redações do Enem, orientar os estudantes e apresentar exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame.
Para a edição deste ano do Enem o número de corretores teve um aumento de 40%, e o sistema de correção foi aperfeiçoado.Cada redação será avaliada por dois corretores independentes. Caso haja diferença superior a 80 pontos em qualquer competência ou maior que 200 pontos no total, a prova será reavaliada por um terceiro corretor. Persistindo as discrepâncias, uma banca avaliadora dará a nota final.
O guia foi lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Veja o manual com as orientações  clicando AQUI

O Mensalão na visão da imprensa internacional

O jornal Correio Braziliense trouxe hoje matéria com notas de sites e jornais estrangeiros comentando o início do julgamento do mensalão. Acompanhe:
BBC – "A grande mesada"
O site britânico de notícias informou que dezenas de acusados estão prestes a ir a julgamento na Suprema Corte brasileira no que é apontado como um dos maiores escândalos de corrupção política na história recente do país. O caso será observado de perto pelo governista Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua sendo uma figura-chave na política brasileira. Os juízes vão considerar as alegações de que, entre 2003 e 2005, políticos e funcionários desviaram verba pública para comprar apoio político ao governo. O esquema ficou conhecido como "mensalão", que, o site explicou em inglês como "the big monthly allowance" ou, em tradução livre, "a grande mesada". (…) O site explica que o suposto esquema desviou recursos públicos para compr…

Alunos terão que apresentar carteira estudantil para entrar nas escolas

Imagem
[caption id="attachment_15290" align="alignleft" width="210"] Foto/Ilustração[/caption]
Até o início do ano letivo de 2013, cerca de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino terão que apresentar a carteira estudantil de identificação para entrar no ambiente escolar. As carteirinhas serão confeccionadas a partir deste semestre, gratuitamente. A medida visa diminuir a violência nas escolas.
O processo licitatório já foi concluído e, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), R$670 mil serão investidos para a produção do documento, que dará direito a meia-entrada em estabelecimentos de lazer, como cinemas, estádios de futebol e teatros. Mas a principal função das carteirinhas é evitar que pessoas estranhas tenham acesso à escola. “Queremos controlar a entrada de estranhos”, afirma Ana Claudia Hage, diretora de ensino infantil e fundamental da Seduc.
A Seduc acredita que somente o uso do uniforme não identifica os estudantes
Leia mais

Justiça determina suspensão de greve

Justiça determinou nesta quinta-feira (2), a suspensão da greve dos servidores de saúde do Pará. O juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco, da 2ª Vara da Fazenda de Belém, considerou abusivo o movimento grevista. Segundo a decisão da Justiça, os sindicatos devem suspender a greve. Caso contrário, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil.
Segundo o juiz, a greve poderia causar danos irreparáveis à população.