Postagens

Mostrando postagens de junho 27, 2011

Reginaldo Campos repudia atitude de Zenaldo Coutinho.

Imagem
O vereador Reginaldo Campos (PSB), na Tribuna repudiou e disse estar indignado com a atitude do secretário de governo de Simão Jatene, deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho, que segundo o parlamentar nas audiências que teve com os vereadores da região, quando da estada do governo estadual em Santarém, procurou desconstruir o maior projeto de desenvolvimento regional, que é a criação do estado do Tapajós, prometendo trazer o governo do estado para a região de três em três meses. Reginaldo lembra que “antes mesmo desse cidadão nascer, já existia esse sentimento da população do oeste do Pará e ele tem que respeitar esse anseio do povo, que vive aqui sofrendo as amarguras do governo estadual, que é incompetente em garantir as políticas públicas que o povo da região merece”, argumenta.

Vereador pede aprovação de projeto.

Imagem
O vereador Henderson Pinto (DEM), pediu a Mesa Executiva da Câmara, que coloque na pauta projeto de lei de sua autoria, tramitando na Casa de Leis desde 2005, que padroniza as cores dos prédios públicos nas mesmas cores da bandeira e do brasão de Santarém. O parlamentar assim se pronunciou porque nas sessões dos dias 28/29 de junho (terça e quarta-feira), não haverá o grande expediente, os 14 vereadores deliberaram na sessão desta segunda-feira, 27/06/2011, acatando proposta do vereador Emir Aguiar (PR), que nas sessões seguintes todos os projetos pendentes, vão ser postos em pauta para discussão e aprovação, já que a partir do dia primeiro de julho o parlamento santareno entra em recesso. Henderson Pinto aproveitou o espaço da tribuna, para fazer uma avaliação positiva da passagem do governo Simão Jatene por Santarém, destacando os investimentos feitos na área da saúde, no Hospital Regional com a ampliação do serviço de hemodiálise e o anuncio da implantação imediata das cirurgias c

Trabalhador tem até dia 30 para sacar abono.

Quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2009, com carteira assinada, tem direito a sacar o abono salarial. O prazo para retirar o dinheiro termina na quinta-feira (30) e não será prorrogado. O benefício é no valor de um salário mínimo (R$ 545) e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal (para trabalhadores da iniciativa privada) ou do Banco do Brasil (para servidores públicos). Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 18,5 milhões de trabalhadores foram identificados com direito a receber o abono salarial. Para sacar o dinheiro, os trabalhadores devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep. No período referente a 2009/2010 mais de 96% das pessoas que tinham direito ao benefício sacaram o dinheiro e no período anterior, 95,71% delas retiram o abono. ABr

Tribunal de Contas dos Municípios deverá julgar mais rápido.

A partir do segundo semestre deste ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) colocará em prática decisão unânime entre os conselheiros, que está sendo considerada um divisor de águas e que produzirá efeitos práticos no que diz respeito ao julgamento mais célere das contas públicas. O tribunal adotará nova metodologia de análise e julgamento. As prestações de contas de todas as prefeituras serão divididas em contas de governo e contas de gestão, o que atualmente ocorre apenas em relação a poucas prefeituras que têm suas administrações descentralizadas, como é o caso de Belém, Marabá e Santarém.

Debate sobre a divisão do estado do Pará.

A divisão do Estado do Pará tem gerado polêmica e muitas dúvidas. O plebiscito que irá definir ou não a separação do atual Estado em três unidades federativas deve acontecer ainda neste ano e, até lá, será necessário abrir espaços de discussão sobre o assunto. Com essa proposta, o Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), promove, no dia 30 de junho, uma mesa-redonda com o tema “Separatismo: caminho para o desenvolvimento ou panaceia? O debate será realizado no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus da UFPA, em Belém, e transmitido pelo Portal da Universidade, a partir das 9h. O evento contará com a presença do deputado federal Lira Maia, que defende a criação do Estado do Tapajós; do deputado federal Giovanni Queiroz, defensor do Estado de Carajás; e dos deputados federais Arnaldo Jordy e Zenaldo Coutinho , que estão lutando pela manutenção da integridade territorial do Pará.

UFOPA: Seminários sobre pesquisa e iniciação científica.

Começam nesta segunda-feira, dia 27 de junho, o 1º Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e o 1º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT),os seminários são destinados  a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Os eventos serão realizados até o dia 29 de junho, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, situado no bairro do Caranazal, em Santarém (PA).

Bolsa Família: Terminam nesta semana prazos para registro de dados de beneficiários .

Os prazos para registro de informações relativas à saúde e educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família terminam nesta semana. O prazo para informar a frequência escolar referente a abril e maio vai até quarta-feira (29) e o da agenda de saúde até sexta-feira (1º). As informações abrangem 8,2 milhões de alunos e 5,7 milhões de famílias. As prefeituras e os ministérios da Educação (MEC) e Saúde são parceiros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na gestão do programa de transferência de renda. Relatórios parciais apontam que 53% dos 10,7 milhões de famílias tiveram os dados registrados no sistema do Ministério da Saúde e 55% dos 16,7 milhões de alunos de 6 a 17 anos, no aplicativo do MEC.