Postagens

Mostrando postagens de outubro 24, 2016

Livro sobre mineração na Amazônia será lançado em dezembro

Imagem
O Professor Dr Otávio do Canto , com docência na UFPA, lança em dezembro (1) seu mais novo trabalho: “Mineração na Amazônia: assimetria, território e território socioambiental” . A obra aborda a história da implantação e operação de grandes projetos mineradores na Amazônia brasileira. O evento de lançamento acontece no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) , da Universidade Federal do Pará.

Prêmio melhor TCC em turismo

Concluintes do curso de turismo de instituições de ensino superior (IES) do estado do Pará, no ano letivo de 2015, podem se inscrever para concorrer ao Prêmio Melhor TCC “Olavo Lyra Maia”, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). As inscrições ao certame devem ser realizadas por intermédio do e-mail premiosetur.olm@gmail.com , até o dia 13 de novembro.

Investimento da capital é diferenciado em relação ao interior

Imagem
Hoje, em sessão na Câmara Municipal, o vereador Dayan Serique (PPS)  abriu o verbo contra o governo do estado. A razão do descontentamento, segundo o parlamentar, é o tratamento desigual que as áreas do interior, e no caso em questão Santarém, recebem em relação a Capital. Ele citou como exemplo a inauguração de um ginásio poliesportivo em Belém na última sexta-feira. A obra, para 12 mil lugares, custou R$ 94 milhões e foi executada em apenas três anos. Já em Santarém, o governo estadual, que também tem a responsabilidade na construção de um ginásio poliesportivo para 5 mil pessoas, ainda não concluiu o projeto, que já dura seis anos, e sem a mínima previsão de entrega. Por esse motivo, além de outros exemplo citados pelo vereador, o governo estadual não toma Santarém como prioridade em seu projeto de governo.

Dados do Censo escolar devem ser conferidos até 3 de novembro

Imagem
Gestores estaduais e municipais de educação têm até o dia 3 de novembro para conferirem e, se necessário, corrigirem as informações preenchidas no Censo da Educação Básica de 2016. Os relatórios por escola devem ser conferidos pelos diretores ou responsáveis pela unidade de ensino, com o apoio das secretarias de educação, por meio do sistema Educacenso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC, realiza anualmente, em todo o país, o levantamento de dados estatístico-educacionais. A coleta de informações envolve todas as escolas públicas e particulares. A partir daí, é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas e executar programas governamentais na área da educação. (Com  informações  do MEC)

Nélio Aguiar em seminário para novos gestores

Imagem
Nélio Aguiar, prefeito eleito de Santarém, participa do Seminário Novos Gestores 2017-2020, organizado pela CNM- Confederação Nacional dos Municípios. O evento é voltado especialmente aos prefeitos eleitos, cujo objetivo é sensibilizar e capacitar para uma gestão de qualidade. Dentro da programação acontece a Feira do Conhecimento, que contará com a presença de parceiros e apoiadores da iniciativa  e cujo objetivo é propiciar o desenvolvimento e a qualidade da gestão pública.

Festival debate identidades e memórias da Amazônia em Óbidos

Imagem
A cidade de Óbidos vai sediar o V Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida. Com o tema: “Amazônia: Expressão de Identidades, Lugar de Memórias”, o evento é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Sessões literárias, recital de poesias e músicas, exposições artísticas, oficinas e minicursos, palestras, mesas-redondas, caminhada pelo centro histórico de Óbidos e expedição à Serra da Escama fazem parte das atividades que serão desenvolvidas no evento, que será realizado  no período de 17 a 19 de novembro .  A programação completa do festival pode ser acessada no endereço: www.fecima.comunidades.net .

Processo de urbanização na Amazônia será debatido em encontro de economia

Será realizado no período de 24 a 28 de outubro , no Campus da Ufopa em Santarém, o IV Encontro de Economia (Enecon) . Promovido pelo curso de Ciências Econômicas,debaterá o processo de urbanização na Amazônia. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, 25, às 18h30, no auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia. O evento contará com realização de minicursos, apresentação de trabalhos científicos e palestras.

Divisão Estadual de Narcóticos será inaugurada amanhã (25)

Imagem
Com sede em Belém e em substituição a atual DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), a Polícia Civil do Pará deve inaugurar no próximo dia 25 as instalações da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), que terá atuação em nível estadual voltada à prevenção e à repressão ao tráfico e consumo de entorpecentes no Estado.