Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2014

Concurso Ufopa: Inscrições encerram amanhã

Encerram-se neste domingo, dia 20, as inscrições para o concurso público que preencherá 148 vagas para professores na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede em Santarém (PA). As vagas previstas no concurso de provas e títulos para o cargo de professor da carreira do Magistério Superior são destinadas ao quadro permanente da Universidade e estão distribuídas entre os regimes de dedicação exclusiva, de período integral (40 horas) e de 20 horas. Há oportunidades para doutores, mestres e especialistas.
Leia Mais

Gestão democrática nas escolas

Imagem
Por: Sidnei Rocha(*)

A educação paraense acaba de ser agraciada por mais uma conquista. Foi aprovado o projeto de lei que trata das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas estaduais. A escolha já era realizada por meio democrático. Esse modelo de gestão já vem sendo adotado pela Secretaria Estadual de Educação desde 2009. A grande diferença, a partir da aprovação do PL, é que esse mecanismo de escolha - eleição direta - passa ser lei. A garantia legal de que a comunidade escolar possa escolher seus representantes em instituições educacionais do estado, representa o início de uma nova história na educação paraense. Para o Sintepp, sindicato que congrega os educadores estaduais do Pará, a lei instituída acaba com a visão patrimonialista de algumas pessoas que, quando no exercício do cargo de diretor (a), estabeleciam – e alguns ainda estabelecem – uma relação de dominação e de desrespeito aos profissionais sob sua gestão. Por aqui, em Santarém, a lei de gestão democr…

Censo escolar

As escolas públicas e privadas de educação básica de todo o Brasil devem conferir entre 16 e 30 de abril a situação dos alunos,(aprovação, reprovação e abandono) informada na segunda etapa do Censo Escolar 2013. Caso haja necessidade, os dados devem ser retificados. O prazo também é uma oportunidade para que as escolas que ainda não concluíram o preenchimento da situação do aluno possam encaminhar as informações.

Vice-governador é condecorado pelo Exército Brasileiro

Imagem
O vice- governador Helenilson Pontes recebeu a Medalha de Ordem do Mérito Militar na manhã desta quinta-feira (17), concedida pelo Comando Militar do Norte (CMN), do Exército Brasileiro. A condecoração foi criada em reconhecimento a personalidades, pelos serviços relevantes e práticas de ações voltadas ao interesse do Exército. Doze personalidades foram condecoradas com a medalha, e mais 16 receberam o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
Helenilson Pontes declarou: "Tenho certeza que esta homenagem é fruto de um trabalho coletivo que está sendo bem feito, e de uma parceria entre o governo do Estado e as Forças Armadas em prol do interesse público na região Amazônica. Fico muito honrado". 
AP