Postagens

Mostrando postagens de Junho 24, 2011

Estudos do IDESP e a viabilidade econômica do Tapajós e Carajás.

Por: Jonivaldo de Sousa Sanches.(*)

Recentemente o IDESP (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará) anunciou a realização de estudos sobre a possível divisão do Estado do Pará com a conseqüente criação dos Estados do Tapajós e Carajás. A demanda é do governo paraense.
Entendendo que o Estudo tem sua importância, porém lamento não haver na composição do grupo de pesquisadores, que irá coordenar as pesquisas, estudiosos de instituições de pesquisa das regiões que pretendem obter autonomia se transformadas em estados. A região oeste do estado, por exemplo, é sede de instituições de ensino e pesquisa em nível superior, das quais poderiam ser convidados bons pesquisadores, porém a coordenação do estudo caberá aos professores Roberto Corrêa (economista) e Gilberto Miranda Rocha (agrônomo), da UFPA, e Carlos Augusto da Silva Souza, da Universidade da Amazônia (Unama) – todos de Belém. Qualquer pesquisa interdisciplinar séria deve envolver gente que conheça as regiões …

Festival de Parintins 2011

Imagem
[caption id="attachment_6381" align="aligncenter" width="300" caption="Imagem extraída: www.joio.com.br"][/caption]
Já é nesta Sexta (24), Sábado(25) e Domingo(26) o tão esperado festival de Parintins. O espetáculo atrai centenas de turistas do Brasil e do mundo todos os anos. A cidade ficará dividida entre o Vermelho (Garantido) e Azul (Caprichoso) . Há 43 anos o festival retrata as lendas, costumes e tradições da região, e já é uma marca registrada da Amazônia. O Bumbodromo, com capacidade para 35 mil pessoas, irá ferver nos três dias de apresentação dos bois-bumbás.

Copa de 2014: Críticas ao Brasil.

O secretário-geral da Associação da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerome Valcke, criticou hoje (24) a lentidão nas obras dos aeroportos e estádios para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Em entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, Valcke foi incisivo inclusive nas críticas à qualidade do Maracanã afirmando que o estádio ainda não tem nível para uma competição mundial.
“Parece que o Brasil está mais preocupado em ganhar a Copa do Mundo do que em organizá-la”, disse o secretário-geral da Fifa. “Há estádios, não temos aeroportos”, acrescentou Valcke. “O Maracanã ainda não é um estádio com nível [para uma competição] mundial.”

Manaus: Obras na Arena da Amazônia devem contratar 100 funcionários por mês.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Manaus deve selecionar cerca de 100 candidatos todos os meses, a partir de junho, para suprir a demanda de funcionários nas obras da Arena da Amazônia. O estádio vai sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 na capital amazonense e está As contratações devem seguir em ritmo acelerado até janeiro de 2012, quando aproximadamente 1.500 funcionários estarão atuando no canteiro de obras. Até lá, as funções de armador, pedreiro, carpinteiro e servente serão as mais demandadas, segundo a construtora responsável pela construção da Arena. Para evitar a falta de profissionais nas áreas mais importantes do canteiro, a empresa já planeja para o início do segundo semestre a realização de cursos internos de qualificação. Atualmente, a obra conta com 570 funcionários entre engenheiros, administradores, técnicos e oficiais, sendo 94,4% mão de obra local.
Portal Amazönia

Site do IBGE invadido por Hackers.

O site do IBGE foi invadido na madrugada desta sexta-feira e uma mensagem foi postada no endereço virtual. A página apresenta o título "IBGE Hackeado - Fail Shell" escrito no topo e uma foto de um olho humano com a legenda "Ordem e Progresso" inserida sobre a pupila.

Leia mais

Pará: CNBB discute tráfico humano no estado.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que mais de um milhão de pessoas são traficadas para fins sexuais. Esse crime movimenta US$ 32 bilhões por ano e o Pará é uma das suas principais rotas. Para organizar a prevenção e a repressão ao tráfico de pessoas nos municípios paraenses, especialistas, representantes de organizações da sociedade civil e artistas participam de hoje até 26 de junho do seminário ‘Tráfico de Pessoas - A Vida é Muito Preciosa para ser Violada’, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
O evento da Comissão Justiça e Paz da Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende fomentar ações de prevenção e repressão ao tráfico nos municípios paraenses, bem como discutir os problemas enfrentados por pessoas que combatem estes crimes e se encontram na lista de ameaçados de morte.

Uruará, conflito iminente.

Uruará está na iminência de um conflito agrário de grandes proporções entre agricultores e Força Nacional, que está na área para a segurança dos agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) que demarcam a reserva Cachoeira Seca, por determinação do governo federal. O processo resultará na desapropriação de mais de 1.200 famílias, ou seja, cerca de 5 mil trabalhadores.
Para os moradores, trata-se de uma decisão impositiva e arbitrária, uma vez que agricultores, prefeituras, Câmara Municipal e sindicatos rurais e patronais afirmam que não é terra indígena. Os habitantes estão determinados em permanecer nas propriedades e dizem que “de lá só sairão mortos”.
A Funai, Polícia Federal e Força Nacional estão alojadas na área há aproximadamente duas semanas e, segundo o delegado da PF Mário Sérgio, responsável pela operação, “estão apenas cumprindo ordem superior”.