Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2012

É grave o quadro de saúde da estudante santarena

Imagem
[caption id="attachment_14987" align="alignleft" width="176"] Caroline e sua mãe Mª  Lina[/caption]
O Governo do Pará acompanha a recuperação dos estudantes paraenses que permanecem internados no interior do Paraná depois do acidente de ônibus ocorrido na última segunda-feira, 14, em Piraí do Sul.
Quinze feridos recebem tratamento médico em hospitais de três municípios daquele Estado.
De acordo com o coronel Francisco Cantuária, que foi enviado pelo governo paraense para acompanhar o estado de saúde dos sobreviventes, de todos os pacientes, quem está em estado mais grave é Caroline Tapajós Corrêa Sobral. “Ela sofreu uma perfuração no pulmão e o quadro de saúde dela evoluiu para uma anemia. Ela está recebendo transfusão de sangue e medicamentos. Os médicos aguardam o fim da anemia para operá-la”, diz. Junto com Caroline, que está no hospital de Castro, está a mãe dela, que também viajava no ônibus. Maria Lina Corrêa sofreu uma fratura na tíbia, mas já foi ope…

MPF recomenda fixar mais médicos na Amazônia

O Ministério Público Federal (MPF) recomenda ao Ministério da Saúde a implementação de medidas para melhorar as condições de trabalho e fixar mais médicos na Amazônia, a mais carente do país em números de profissionais da área em relação ao número de habitantes.
Enquanto a média nacional é de 3,33 profissionais a cada mil moradores, na Amazônia essa taxa é quase duas vezes menor: 1,86 médico para cada mil habitantes. A Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde tem 30 dias para apresentar as respostas solicitadas pelo MPF.
Para o MPF, é necessária a tomada de providências urgentes, sobretudo para atendimento à população do interior, e para isso devem ser levadas em consideração “as peculiaridades locais, como o espaço geográfico e a acessibilidade às regiões na Amazônia Legal, fiscalizando a realização da política pública de manutenção de profissionais da medicina nos Estados e municípios”.
Com informações do MPF

Preso taxista envolvido no "disk droga"

Imagem
[caption id="attachment_14973" align="alignleft" width="200"] Foto: No Tapajós[/caption]
O Núcleo Reservado de Inteligência da Polícia Militar prendeu na noite de quarta-feira (18) Alessandro Mota da Luz acusado de comercializar drogas em um táxi. O motorista e dois usuários do entorpecente, Cleiton Gomes Jatobá e Silvanei Santos da Cunha foram detidos no momento em que abasteciam o veículo em um posto de gasolina localizado no bairro da Floresta.
No táxi foram encontrados aproximadamente dez papelotes de cocaína e cerca de R$ 30,00.
O esquema de tráfico definido pelos militares como "disk droga" funcionava da seguinte maneira: os usuários ligavam para Alessandro, que levava no táxi o entorpecente para os usuários em vários bairros de Santarém.

A droga foi apreendida. Os acusados foram encaminhos para a 16ª Seccional de Polícia Civil.
O dono do veículo, Alessandro negou envolvimento no crime. A versão foi contestada pelos militares. Segundo a polícia…

Prefeitura de Santarém incentiva cultura do AM

Imagem
[caption id="attachment_14969" align="alignleft" width="320"] Clique sobre a imagem para ampliá-la[/caption]
A Prefeitura de Santarém é um dos 30 patrocinadores oficiais do DVD e CD do boi Garantido, gravado no último dia 28 de janeiro, no bumbódromo de Parintins (AM), lançado por ocasião do festival dos bois deste ano.
As informações são do Jornalista Marcos Santos, do blog Quarto Poder.
A logomarca do governo da ‘Cidade da Gente’ está lá, na contracapa da embalagem vermelha do DVD. O nome da prefeitura também consta na lista de colaboradores ao final da exibição do show do Garantido. (ver foto).
Ainda segundo a matéria publicada,  o dinheiro público santareno, que muito bem poderia ajudar a valorizar a cultura local, sobretudo o Sairé, atravessou a fronteira do Estado do Pará e foi usado para ajudar na produção do DVD do boi Garantido, uma das agremiações culturais de Parintins, que abrilhanta a mais rica festa da cultura Amazônica.

Justiça determina nomeação de aprovados

Imagem
[caption id="attachment_14965" align="alignleft" width="240"] Foto: Blog dos concursados[/caption]
Em sessão realizada nesta quarta-feira, dia 18 julho, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado – TJE reconheceu, por maioria de votos, a violação de direito à nomeação, por parte do Governo do Estado, de um grupo de candidatos aprovados no concurso C131, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa, homologado no dia 2 de junho de 2008 e que, portanto, teve a validade expirada há um mês.
O concurso ofertou para todo o Estado, 1.780 vagas, das quais 263, apenas para o cargo de Técnico em Enfermagem, com lotação no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.
Os candidatos beneficiados com a decisão do TJE, são: Thalytha da Silva Pinto, Deusonete Guimarães dos Santos, Elida Marques, Elba Charlem Macedo da Ponte e Alessandro Bentes dos Santos. Todos aprovados dentro das vagas ofertadas no concurso, mas terem sido convocados para assumirem os c…

Santarenos acidentados chegam hoje (19)

Imagem
[caption id="attachment_14960" align="alignleft" width="240"] ônibus envolvido no acidente[/caption]
Confirmada para as 15 horas de hoje (19/07), a chegada a Santarém do primeiro grupo de universitários que sofreu acidente na última segunda-feira (16) no Km 155 da rodovia PR-090, no estado do Paraná. O outro grupo chegará somente na madrugada de sexta-feira, 20 de julho.
Farão parte do primeiro grupo: Camila Aquino Aguiar, Jackeline Cardoso da Luz e Michael Lopes Tenório. E no segundo grupo que chegará às 3 horas da madrugada de sexta-feira: Hilário Cleberson dos Santos, Edwilson Assunção Nascimento, Dayana Assunção Nascimento, Dayane Assunção Nascimento, Rafael Araújo Oliveira, Suelen Nayara Barbosa Queiroz e Adriana Gomes da Silva.
A Companhia aérea que transportará os universitários santarenos será a Gol.

Operadoras de celular terão vendas interrompidas

Imagem
[caption id="attachment_14956" align="alignleft" width="187"] Ilustração[/caption]
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem (18) que a partir de segunda-feira (23) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro.
Cada estado terá apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haverá suspensão em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na TIM, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.
As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a su…