Criado o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós

[caption id="attachment_11853" align="alignleft" width="364" caption="Presentes na reunião"][/caption]

Em reunião que contou com alguns pesquisadores de história da região, foi aprovada nesta segunda-feira, 06, no salão do Tribunal do Júri, no Fórum de Santarém, a criação do IHGTap - Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, que será vinculado ao IHGB (Instituto Histórico e Geográfico do Brasil) e abrangerá todos os municípios do oeste do Pará.


O encontro teve a participação de 9 dos 20 membros que já confirmaram a intenção de participar do IHGTap. Outros 16 membros foram sugeridos e serão contactados para se integrarem ao grupo. A reunião foi presidida pelo professor-doutor Anselmo Colares, da Ufopa, e contou ainda com a participação das seguinte pessoas: Hélcio Amaral (aposentado e pesquisador), Raimunda Monteiro (jornalista e professora da Ufopa), Paulo Lima (historiador), Cristóvão Sena (engenheiro e pesquisador do ICBS), José Ronaldo Dias Campos (advogado), Jota Ninos (jornalista), Alenilson Ribeiro (professor de História) e Oti Santos (advogado, jornalista e pesquisador de Belterra).



No encontro, foram debatidas as sugestões que surgiram em duas reuniões anteriores e passaram a constar de uma ata oficial, para legalizar a nova instituição. Alguns pesquisadores que se encontram viajando não participaram do encontro, mas já haviam manifestado seu apoio às decisões dos demais, através de e-mails. Aliás, uma das novidades do IHGTap vai ser a oportunidade de participação dos pesquisadores-associados de outras cidades através dos meios eletrônicos disponíveis. A comissão responsável pela elaboração do estatuto acolheu a sugestão do pesquisador-associado de Alenquer, o ex-procurador da Justiça, Ismaelino Valente, que contempla essa preocupação. "Não será difícil fazer sessões com o suporte midiático, inclusive para tele-conferências, possibilitando a participação de todos", disse Paulo Lima, que também é especialista em mídias sociais. Entre os membros indicados, existem inclusive pesquisadores sobre temas amazônicos que moram fora do estado e que também serão contactados.


O encontro desta segunda-feira, 06/02/12, serviu também para ultimar detalhes sobre a instalação do IHGTap, que acontecerá em 23 de março de 2012 (data em que os cabanos invadiram Santarém, em 1836). Também foram confirmados os ocupantes dos cargos de diretoria e de comissões de apoio. O IHGTap foi idealizado pelo padre diocesano Sidney Canto, pesquisador de história sacra, que atualmente encontra-se concluindo estudos em São Paulo, mas que retorna em março para assumir uma das paróquias de Santarém. Lá ele teve acesso ao IHGB por conta das pesquisas que vem fazendo sobre a história da região e recebeu o aval para a instalação da entidade em Santarém.


O IHGB já tem organização em todos os estados, geralmente nas capitais (inclusive em Belém), mas nos últimos anos resolveu incentivar a criação de institutos municipais e regionais, como forma de descentralizar o trabalho de coleta e armazenamento de documentos históricos e produção de trabalhos de pesquisa sobre história regional. Para a instalação, basta que 15 pesquisadores ou interessados em história das mais diversas áreas reúnam-se e aprovem um estatuto.


Nos próximos dias, os membros do IHGTap vão definir quem será o patrono da instituição em Santarém. Como é de praxe nos outros institutos, a autoridade máxima do município-sede (no caso de Santarém, a prefeita Maria do Carmo) será convidada para integrar a instituição como Presidente de Honra.


Abaixo, a relação dos 20 membros do IHGTap já confirmados (em ordem alfabética), começando com os membros da diretoria e suas respectivas funções, bem como dos 16 membros que serão convidados a integrar a instituição nos próximos dias:


Diretoria


SIDNEY CANTO, padre diocesano (Presidente);


ANSELMO COLARES, professor-doutor da Ufopa (Vice-presidente);


JOTA NINOS, jornalista (1º Secretário);


TEREZINHA AMORIM, historiadora (2ª secretária);


ALENILSON RIBEIRO, professor de história (Tesoureiro);


Conselho Fiscal


OTI SANTOS, jornalista e pesquisador;


FRANCISCA CANINDÉ, professora de história;


HELCIO AMARAL, pesquisador;


Comissão do Estatuto


PAULO LIMA, historiador;


DANIEL FERNANDES, geógrafo;


JOSÉ RONALDO DIAS CAMPOS, advogado;


Comissão de Admissão de sócios


RAIMUNDA MONTEIRO, professora da Ufopa;


OTI SANTOS, jornalista e pesquisador;


HELCIO AMARAL, pesquisador;


Comissão de publicação de revista anual


JOTA NINOS, jornalista;


CRISTOVÃO SENA, engenheiro e pesquisador;


ANSELMO COLARES, professor-doutor da Ufopa;


Outros membros já confirmados


CICITA ADAD, economista;


IB SALES TAPAJÓS, advogado;


ISMAELINO VALENTE, promotor aposentado e pesquisador (Alenquer)


JUBAL CABRAL, geólogo (Itaituba);


LIDUINA MAIA, professora de história;


MANUEL DUTRA, jornalista;


YAGO ESTOUCO, acadêmico de história (Mojuí dos Campos);


Membros a confirmar


ALDIR VIANNA, promotor público (Aveiro);


ARENILDO SILVA BARRETO, professor de história (Alenquer);


AURIENE ARAÚJO, professora de história;


BETI MINDLIN, pesquisadora (Rio de Janeiro);


CARLOS RAIMUNDO MENDONÇA, pesquisador (Rio de Janeiro)


CHARDIVAL PANTOJA, pesquisador (Belterra);


DENISE GOMES, arqueóloga da Ufopa;


EFREN GALVÃO, sociólogo e escritor;


FRANCISCO GUERRA, pesquisador (Monte Alegre);


HUGO FERRARI, pesquisador (Óbidos);


ISAURA NUNES, geógrafa da Ufopa;


JACKSON RÊGO, professor da Ufopa;


MIGUEL BORGHESAN, advogado;


NELSI SADECK, pesquisador (Monte Alegre);


PINON FRIAES, pesquisador (Monte Alegre);


RAIMUNDO NAVARRO, professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural