Campanha de vacinação contra gripe no Pará.

Agência Pará


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Imunização, informa que a 13ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe ocorrerá no período de 25 de abril e 13 de maio. A população atendida foi ampliada este ano. Agora, além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de seis meses até dois anos, gestantes e profissionais da saúde.


A meta no Pará é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, estão previstas 1.085.320.00 doses para a campanha no território paraense.


O público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. A vacina distribuída protege contra os três principais vírus que circulam, entre eles o da gripe A.


As crianças vão receber duas doses da vacina e os demais apenas uma. A primeira será aplicada no período da campanha e a segunda 30 dias depois. Todos os postos de saúde do Estado vão disponibilizar as vacinas.


A Sespa ressalta ainda que outros grupos, como crianças de dois a cinco anos, doentes crônicos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos, que receberam a vacina contra a gripe A no ano passado, não vão precisar se vacinar de novo porque já estão imunes.



As informações sobre a campanha contra a gripe foram divulgadas no dia 17 de março pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e reforçadas durante o encontro regional entre representantes da Vigilância em Saúde e Hepatites Virais dos Estados da Região Norte, que durante dois dias debateu propostas destinadas a ampliar a vacinação contra Hepatite B entre adolescentes e jovens menores de 30 anos em todo Brasil.


O coordenador do Programa Nacional de Imunização, José Tarcísio Mendes, que veio de Brasília para o evento em Belém, lembra que a vacinação contra gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia ao ovo de galinha e derivados.


Para pessoas com alergias a componentes da vacina e com reações graves a doses anteriores a vacina também não é aconselhável. A indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves adiem a vacina.


Dulcinéa Soares, enfermeira da Divisão de Imunização da Sespa, informa que esse é o momento de sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procurem os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina.


Segundo informações do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.


Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.


Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a influenza, ao custo de R$ 229 milhões. A esse investimento somam-se os recursos das transferências fundo a fundo realizadas para as secretarias de saúde estaduais e municipais, que podem aplicá-los na aquisição de seringas, agulhas e outras despesas. A campanha conta, ainda, com recursos das próprias secretarias, possibilitando o funcionamento de aproximadamente 65 mil postos de vacinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural