Sespa alerta municípios do Oeste do PA

A Sespa divulgou ontem (14) um alerta aos profissionais de saúde da região Oeste do Pará, sobre os sinais e sintomas de hantavirose.


Nos últimos três anos foram registrados 17 óbitos por hantavirose no Pará, sendo 14 em Novo Progresso, um em Oriximiná e dois em Itaituba, todos na zona rural. A situação continua preocupante nesses municípios, e está se agravando em Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra e Trairão, devido ao aumento na produção de grãos e pastagens, que atraem roedores silvestres. Nos municípios de Trairão e Rurópolis um inquérito sorológico também apontou a circulação do vírus em humanos.
No Pará, a média é de 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas, que são febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca, mal estar geral e dificuldade respiratória, que aparece rapidamente. A doença pode ser confundida com dengue, leptospirose, hepatite, malária e outras doenças íctero-hemorrágicas, necessitando de diagnóstico clínico e laboratorial realizado por profissional capacitado.


Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural