Reeleição e voto facultativo serão discutidos hoje pela comissão de Reforma Política

A Comissão de Reforma Política discute nesta quinta-feira (17), às 14h, o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e a instituição do voto facultativo no Brasil.


Tema polêmico, a possibilidade de reeleição no Executivo foi introduzida na Constituição federal em 1997, quando o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 16. Seus críticos dizem que dois mandatos consecutivos para presidente, governadores e prefeitos não fazem parte da tradição brasileira e favorecem o uso da máquina governamental por parte do governante que busca mais quatro anos no cargo.


Fonte: Texto/Agênca Senado.

Comentários

  1. Reeleição e voto facultativo não deveriam ser o foco das atenções a meu ver da reforma política no Brasil. Entendo que por traz destes assuntos está a mera perpetuação de um grupo político no poder. Penso que a reforma deva partir da sociedade e não de políticos de plantão, tenho convicção de que a organização do Estado em três poderes, Executivo, Judiciário e Legislativo já não satisfazem nossa sociedade, este modelo serviu a Revolução Francesa lá por Mil setecentos e antigamente, hoje estes poderes são promíscuos, vejamos nosso Governador Simão Jatene(Executivo) nomeando assessores parentes de Desembargadores e Juízes(Judiciário) e vice versa, tudo com a conivência dos Ilustres Deputaods(Legislativo) e nós aqui em baixo discutindo o sexo dos anjos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural