Projetos na região do Tapajós




O ONU usará o Pará, mais precisamente o tapajós (Região de Integração do Tapajós ) , como modelo para os assentamentos humanos da entidade. A parceria com o governo do estado foi firmada em agosto do ano passado. O plano tem como principal matriz diminuir os impactos sociais e ambientais provocados pela instalação de grandes projetos no Estado, em particular na região do Tapajós.

É torcer que a parceria possa realmente dar frutos. Afinal, estamos em tempos de  implantação de grandes empreendimentos na região, com destaque para a  hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. Sem contar que até 2020 estão previstas, além da hidrelétrica mencionada, a construção de 15 terminais portuários, outras 6 hidrelétricas, uma ferrovia e  a duplicação e asfaltamento da BR - 163.

Mensurar os impactos desses projetos na região, mesmo com estudos (EIA/RIMA), é trabalhar, em grande parte, no campo da dedução. Só não podemos admitir que o rio tapajós e a região que lhe empresta o nome pague um alto preço após instalação/implantação desses projetos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural