População terá acesso a medicamentos mais baratos


Foto ilustração


Novos critérios para prescrição de medicamentos similares foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A partir da nova proposta, medicamentos similares deverão conter em suas embalagens o símbolo "EQ", de equivalente, e o preço dos produtos será revisado. O consumidor também vai pode usar a mesma prescrição médica de medicamento de referência para adquirir genérico ou similar, já que as dois tipos de medicamentos passarão pelos mesmos testes de quivalência. As propostas para medicamentos similares ficam em consulta pública durante 30 dias e, depois deste período, serão publicadas. "Damos agora um passo importante ao criarmos esse categoria dos medicamentos similares. Ao final de 2014, nenhum medicamento que não tenha passado por testes que genéricos passam terá sua licença renovada", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



De acordo com consulta pública realizada no final de 2013, mais de 80% das consultas foram favoráveis a estas medidas. "Expectativa é que haja ampliação de acesso aos medicamentos e diminuição de preço para o consumidor. No caso do aumento da oferta, especialmente nos casos em que não há disponibilidade de genéricos, e também ampliar a concorrência entre similares, genéricos e o próprio medicamento de referência, com estímulo ao mercado nacional, abrindo oportunidade para que as empresas atuem com inovações", afirmou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.


A principal diferença entre genéricos e similares é que genéricos não podem ostentar marca das empresas que fabricam; similares estão autorizados a ostentar a marca.


Fonte: Portal Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural