Pará: Sespa lança campanha de combate à hipertensão arterial.

De 25 a 29 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estará realizando uma grande campanha em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril.


Segundo a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Sespa, Zandra Mota, além de desenvolver atividades educativas para divulgar as medidas preventivas contra a doença, o objetivo da campanha é fazer a busca ativa, em todos os municípios paraenses, de pessoas que têm hipertensão arterial e não sabem.


Para a execução da campanha, a Sespa está trabalhando em conjunto com as Regionais e Secretarias Municipais de Saúde, mobilizando postos, unidades de saúde e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF)


O lançamento oficial da Campanha será no dia 26 de abril, no Nível Central da Sespa, onde haverá distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, altura, índice de massa corpórea (IMC) e pesquisa sobre fatores de risco, como o hábito de fumar.


Atividades semelhantes serão realizadas na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), Unidade de Referência da Presidente Vargas e Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado, assim como nas instituições públicas e privadas de ensino superior, envolvendo alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição.


Os municípios também estão sendo incentivados a realizar programações educativas. Em alguns deles essas atividades já estão confirmadas, como em Cametá, Mocajuba, Oeiras do Pará, Santa Bárbara e Benevides. Apesar das ações educativas estarem agendadas para o dia 26 de abril, nesta segunda-feira (25) o Hospital Regional Abelardo Santos dará início à sua programação na orla de Icoaraci, a partir das 8h, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital


Uma equipe da Sespa também estará verificando a pressão arterial dos participantes da tradicional Corrida do Trabalhador, no dia 1º de maio, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional da Indústria (Senai), com saída da sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).


De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, o controle da hipertensão arterial é uma das prioridades da atual gestão, por se tratar de uma doença que, se não cuidada, pode vir a causar outros problemas como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal crônica ou mesmo levar à morte.


Segundo Hélio Franco, 20% da população com idade acima de 40 anos tem hipertensão arterial e muitos nem sabem disso. E é pela falta de cuidado que muitas pessoas dependem, hoje, de máquinas de hemodiálise, já que a hipertensão juntamente com o diabetes são as principais causas de insuficiência renal crônica.


Para ele, a única maneira de combater esse mal é trabalhar na mudança de comportamento das pessoas desde a infância, incentivando hábitos saudáveis, a começar pelo aleitamento materno exclusivo. "É preciso moldar os hábitos das crianças e as instituições de educação têm um papel fundamental nisse", disse o secretário


Ascom/sespa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural