Festival dos Botos e show da Dona Onete agitam o público do Çairé 2017

As agremiações Tucuxi e Cor de Rosa foram duas das principais atrações da noite deste sábado (23) e lotaram o Lago dos Botos. O Tucuxi apostou no tema "A expressão do Çairé", enquanto o Rosa levou para o Lago "Arte do Som". Ambos prometeram surpresas e cumpriram.

O Festival dos Botos, que faz parte da programação do Çairé, encena a lenda do animal que se transforma em homem e seduz a cabocla borari em noites de lua cheia. Cada agremiação conta a história de uma forma, sempre tentando se renovar a cada ano. Novos elementos são introduzidos e um novo tema é explorado.

O primeiro a entrar em cena foi o Cor de Rosa, por volta das 22h, levado 790 brincantes ao Lago dos Botos. O tema "Arte do som" retratou a harmonia que deve haver entre os diversos povos. Os personagens e alegorias retrataram a festa do divino espírito santo, o período do império português e outros ritos, relembrou o tempo da escravidão de africanos, além de falar sobre o povo indígena Borari.








O Tucuxi veio disposto a mostrar a todos "A expressão do Çairé", contando sobre o período anterior à chegada dos jesuítas e de como a festa era realizada muito antes de qualquer tipo de colonização por essas terras. O tema está ligado à identidade do povo e da festa. A agremiação entrou no Lago dos Botos com 600 brincantes. O início foi um clamor por mais valorização da natureza e contra crimes ambientais, principalmente os que afetam diretamente os povos indígenas.




Disputa e apuração
A apuração dos votos está marcada para esta segunda-feira (25), às 17h. serão avaliados 16 itens apresentados pelas agremiações:
1. Apresentador;
2. Cantador;
3. Rainha do Çairé;
4. Cabocla Borari;
5. Curandeiro;
6. Rainha do Artesanato;
7. Boto Homem Encantador;
8. Boto Animal Evolução;
9. Rainha do Lago Verde;
10. Carimbó;
11. Organização do Conjunto Folclórico;
12. Alegorias;
13. Letra e Música;
14. Ritual;
15. Torcida;
16. Sedução

Esta foi a 19ª edição do Festival dos Botos e cada agremiação tem nove títulos.


Avaliação da 3ª noite

O Lago dos Botos ficou lotado. Os ingressos esgotaram-se cedo. "Cada arquibancada suporta, no máximo, 1.700 pessoas. A gente tem um corredor que, se a gente for analisar cada um, tem 1 mil pessoas. Em torno de 6 mil assistindo os Botos, fora os camarotes", informou o presidente da Comissão Organizadora do Çairé 2017, Cleuton Sardinha.

Para o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, a avaliação da noite de disputa dos Botos foi positiva. "Saiu dentro do que foi planejado. Foram vários meses de trabalho antes do Çairé. O envolvimento de todas as secretarias para que mostrássemos ao povo de Santarém e aos nossos turistas um evento seguro, organizado, uma noite brilhante com a apresentação dos Botos", avaliou.

A noite encerrou com show de carimbó da Dona Onete, que é sucesso internacional e já esteve em Santarém na programação de aniversário do município.

Informações: PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural