1ª Caminhada ‘Rio Limpo, Amazônia Viva’: Inscrições abertas



Começaram nesta segunda-feira (17) e prosseguem até o dia 26 de julho as inscrições para a 1ª Caminhada ‘Rio Limpo, Amazônia Viva’, um evento promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com José Maria Lira, coordenador do NEL, a ação visa chamar a atenção para a necessidade da destinação correta dos resíduos gerados nas embarcações de passageiros e cargas.


“As inscrições estão abertas ao público em geral e podem ser feitas tanto no Núcleo de Esporte e Lazer quanto nas turmas do programa Lazer na Comunidade/VidAtiva. Será um dia de muitas atividades e a culminância será com a caminhada e aulão de ritmos”, informou o coordenador do NEL.

A concentração será às 17h, do dia 27, na Praça Tiradentes. A caminhada segue pela Avenida Tapajós até a Praça do Pescadores, onde haverá aulão de ritmos e outras atividades.

As pessoas que se inscreverem para a caminhada receberão uma camisa alusiva à campanha “Rio Limpo, Amazônia via”, uma bolsa e copo. Também será disponibilizado ônibus gratuito para os participantes dos núcleos de ginástica/dança.



A inscrição é um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições assistenciais de Santarém. O participante terá direito a uma camisa da caminhada, uma bolsa e um copo.



Ajudando a preservar

Em Santarém, existem mais de 10,5 mil embarcações registradas pela Marinha. Numa viagem de Santarém para Manaus de barco (150 passageiros) são consumidos mais de 10 mil copos descartáveis, mas não há garantia de destinação correta para este e outros resíduos.



Para discutir soluções para essa e outras questões relacionadas à poluição dos rios, a Antaq promoverá uma série de atividades em parceria com a Prefeitura de Santarém, como:

- 1º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia, um seminário com palestrantes de diversas instituições e emissão de certificado.

- Caminhada Rio Limpo Amazônia Viva, pela orla de Santarém, Pérola do Tapajós, encerrando com um lindo pôr do sol e música ao vivo.

- Coleta de resíduos solidária, com foco em eletrônicos e plásticos.

- Oficinas temáticas.

- Ações do SEST SENAT para os aquaviários.



Mais informações:

Sílvia Vieira – Assessora de Comunicação Semed

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural