IHGTap reúne com futuro prefeito para confirmar parceria

Foto: Dayan Serique
A historiadora Terezinha Amorim, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap, juntamente com outros dois membros da entidade, teve um encontro no final da tarde desta quinta-feira (10/11) com o prefeito eleito Nélio Aguiar, no CIAM - Centro de Informações Ambientais, espaço que vem sendo utilizado pela equipe de transição do novo gestor municipal. O objetivo do encontro foi conseguir a garantia sobre a continuidade da parceria entre a entidade e a Prefeitura, iniciada em 2012 quando IHGTap foi fundado.

Nélio foi informado pela comitiva do IHGTap (integrada também pelo pesquisador Cristóvam Sena e pelo jornalista Jota Ninos) que, de acordo com o estatuto da entidade, o(a) prefeito(a) do município é sempre convidado a exercer o cargo de presidente de honra da instituição - nos moldes do IHGB, Instituto Histórico e Geográfico do Brasil criado pelo imperador D. Pedro II no século XIX - que atua na preservação da memória das cidades da região Oeste do Pará. O atual presidente de honra é o prefeito Alexandre Von, assim como foi Maria do Carmo em 2012. Nélio estará na função até 2020.




Durante o encontro, testemunhado pelo vereador reeleito Dayan Serique (PPS), Nélio recebeu da presidente do IHGTap um kit com a produção bibliográfica produzida por pesquisadores do instituto.

“Temos tido a sensibilidade de todos os presidentes de honra do IHGTap nesses quatro anos de existência, em contribuir com os trabalhos da instituição”, frisou Terezinha ao solicitar a continuidade dessa parceria com o novo prefeito. Atualmente a prefeitura mantém o aluguel e a energia da sede do IHGTap, bem como contribui com a liberação de um servidor municipal para o atendimento aos pesquisadores e interessados que visitam o acervo bibliotecário do instituto.

“Não poderia deixar de apoiar o trabalho de pessoas abnegadas que lutam pela preservação de nossa história”, disse Nélio ao agradecer o convite para ser o novo presidente de honra, em 2017, e confirmar que manterá a atual ajuda financeira dada ao instituto.

O IHGTap funciona na Rua Adriano Pimentel, ao lado da escadaria do Mirante em um prédio histórico recuperado pela atual gestão. Lá existe a biblioteca Éfrem Galvão, com um acervo de mais de mil livros com ênfase nos temas de história e geografia regional. Recebe visitas de dezenas de alunos e acadêmicos, bem como pesquisadores ou amantes de história, em busca de obras com esse conteúdo histórico. O acesso à biblioteca é feito, atualmente, apenas das 7h45 às 11h45.
(J.Ninos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural