Sespa apresenta novos números da dengue, chikungunya e zika


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta quarta-feira (2) o 12º Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. São 4.540 casos confirmados até o dia 30 de novembro deste ano, aumento de 47,54% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 3.077 ocorrências.

Dos 13 municípios paraenses com maior ocorrência da dengue, Belém lidera no ranking, com 1.154 casos confirmados, seguido por Parauapebas (369), Altamira (257), Senador José Porfírio (184), Canaã dos Carajás (146), Alenquer (128), Marituba (119), Ananindeua (115), Marabá (72), Santarém (32), Irituia (17) e Rurópolis (14).

Cinco mortes por dengue foram confirmadas este ano, duas na capital e outras três em Altamira, Irituia e Rurópolis. O óbito ocorrido no município de Breves, relatado no último informe, foi descartado e retirado por ter tido resultado laboratorial para Leptospirose.

O vírus da febre chikungunya também está controlado, e não há registros de transmissões ocorridas dentro do Estado. Em 2015, 14 casos importados da doença foram confirmados no Pará por critério laboratorial adotado pelo Instituto Evandro Chagas.

A Sespa também deixa claro que a preocupação com a zika segue os mesmos procedimentos em relação à dengue e chikungunya. Só em 2015, foram registrados 36 casos da doença no Estado. Todas as ocorrências foram confirmadas pelo IEC como autócones - quando a doença é contraída dentro do município. O tratamento para a zika é apenas paliativo, de suporte e de correção de sequelas. Logo, é preciso diminuir a incidência do mosquito transmissor.
(Agência Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural