FIT doa livros sobre patrimônio histórico de Santarém ao IHGTAP

IMG-20150821-WA0023-1

Nesta sexta-feira (21) a FIT- Faculdades Integradas do Tapajós- oficializou a doação de livros para a Biblioteca da Casa da Memória, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP). Ao todo, foram entregues ao Instituto 60 exemplares do livro “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, de autoria da historiadora Terezinha Amorim.

Fruto do “Projeto de Réplicas e catalogação dos Prédios Históricos”, uma parceria entre a FIT e a Mineração Rio do Norte, a obra lançada em 2010, faz um profundo levantamento sobre as áreas do município que concentram o patrimônio arquitetônico de Santarém, além de uma pesquisa sobre a origem e atual estado em que se encontram estes prédios.



Passados cinco anos do lançamento, a temática permanece atual e diariamente, muitas construções antigas que representam o patrimônio local continuam sendo descaracterizadas ou perdidas completamente. Por isso, a FIT e o IHGTAP estudam futuras parcerias que visem a realização de várias ações. “Retomar algumas ações deste projeto é algo que nos orgulha porque acreditamos que nos trarão muitos resultados, principalmente neste momento de completa falta de respeito a preservação da história da cidade. Em 2009 e 2010 quando executamos as primeiras etapas, conseguimos salvar alguns prédios ameaçados e esse projeto teve reconhecimento nacional. Acreditamos que rever este material e retomar as ações deste projeto poderemos salvar o pouco que ainda existe da história de Santarém nestas construções seculares, ” conclui Terezinha Amorim.

Os exemplares doados já foram incorporados ao acervo do IHGTAP e estão disponíveis para consulta. A Casa da Memória fica localizada na Avenida Adriano Pimentel, 80, ao da escadaria do Mirante.
Weldon Luciano- Assessor de Comunicação da FIT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural