Empossado o novo secretário municipal de Saúde

 

Prefeito Alexandre Von dá posse ao novo secretário de Saúde. Foto-William Santos. CCOM

O prefeito Alexandre Von empossou, nesta quinta-feira (22), o novo secretário municipal de Saúde, o médico Valter Pinheiro Sinimbú. Ele assume a Pasta no lugar da médica Valdenira Cunha, que ficou à frente da SEMSA no biênio 2013-2014 desenvolvendo um trabalho destacado. Além da posse do novo titular, foi anunciado, também, o nome do secretário adjunto: o administrador e professor Helvio Arruda, que assume suas funções, a partir de 1º fevereiro.



Na ocasião, o prefeito salientou o brilhante trabalho desenvolvido pela médica Valdenira Cunha, no período em que ficou à frente da SEMSA. Ela se desliga do comando da Pasta para se dedicar, integralmente, a sua atividade médico-hospitalar, tanto no Hospital Municipal, quanto no Hospital Regional.

“Eu só tenho a agradecer a contribuição da dra.Valdenira e da dra. Lívia [ex-secretária adjunta] no biênio 2013-2014. Nós fomos buscar o nome do dr. Valter Sinimbu, primeiro pelo seu conhecimento em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). É um profissional qualificado, respeitado e confiável, que seguramente vai superar nossas expectativas em relação à saúde. Vale também ressaltar que o dr. Sinimbú tem formação em Administração Hospitalar  pela Fundação São Camilo – SP e em Saúde Pública, pela USP. Ele conhece a formação do Sistema, inclusive, assessorando vários ex-secretários municipais de Saúde. Eu não tenho dúvida que ele está mais do que preparado para fazer um trabalho diferenciado”, disse o prefeito.

Para ser o novo secretário adjunto de Saúde, foi anunciado o nome do administrador e professor Helvio Arruda. “É um especialista na área da Administração, que vem somar na gestão da saúde pública de Santarém”, informou o prefeito.

A agora ex-secretária de Saúde, Valdenira Cunha, desejou sucesso ao novo titular e falou da satisfação em poder ter contribuído para melhorar a saúde pública de Santarém e disse que continuará ajudando para alavancar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

O novo secretário de Saúde admitiu que assume a SEMSA, tendo como grande desafio a administração dos recursos, principalmente em relação ao repasse das outras esferas de Governo. “O fator limitante é o financiamento. Outro fator que estamos conseguindo, aos poucos, superar é a oferta de profissionais médicos, em algumas especialidades, mas com a ajuda da UEPA nós estamos formando novos profissionais e esperamos que em breve possamos amenizar esta carência. Esperamos fazer uma gestão à frente da SEMSA apoiados com o suporte de profissionais competentes, por exemplo, como o professor Helvio Arruda, que tem larga experiência na área de administração, e a professora Zilma Pimentel, que é especialista em medicina da família. Queremos contar, mais do que nunca, com esses profissionais para organizar o Sistema de Saúde e oferecer um atendimento digno às pessoas”, ressaltou o novo secretário.

Perfil do novo secretário municipal de Saúde

Valter Pinheiro Sinimbú nasceu no Município de Igarapé-Miri/PA. É casado com a enfermeira Carmélia Oliveira e pai de 4 filhos: Marcela, Marcelo, Vagner e Camila. Reside em Santarém desde 1989, já foi agraciado com o título de “Cidadão de Santarém”. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1978). Tem especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1988), especialização na área de Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo de Administração Hospital (FSCAH) – 1989, especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal do Pará (1996) e especialização em Educação Médica pela UEPA (2006). É médico da Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (FUNASA/MS). Atualmente é professor titular das Faculdades Integradas do Tapajós/FIT e professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará (UEPA/Campus de Santarém). Concluiu no ano de 2012 o mestrado pela UFPA, em Doenças Tropicais.

Valter Sinimbú chefiou o Hospital Municipal de Marabá por 6 anos. Transferido para Santarém, foi diretor do Hospital Municipal por 4 anos e, posteriormente, Diretor da Divisão de Auditoria e Serviços Especiais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DASES/SEMSA) desde 1998. Tem experiência, além da área médica, em Saúde Pública, administração em Saúde, Bancos de Dados e Informática e Informações em Saúde.

CCOM/PMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural