Beneficiários do INSS têm até 30 de dezembro para renovar senhas

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 30 de dezembro para fazer a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que pede às pessoas que evitem o procedimento na última hora.

A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe. É importante destacar que o procedimento é obrigatório e deve ocorrer anualmente, segundo comunicado da Febraban. A prova é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. De acordo com a Federação, após procedimento operacional de conferência e validação dos dados, será fornecida uma nova senha.

A tecnologia para fazer a identificação pode ser biométrica. O segurando ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto e de fé pública, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural