IHGTap lança cartões postais

cartão postal_santarémO Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap, lança hoje as séries de cartões postais com fotos históricas das cidades do Oeste do Pará (fotos frente e costa).
A 1ª série é composta de 16 cartões com registros feitos pelo fotógrafo santareno Apolônio Fona, no início do século XX, dando ênfase aos principais espaços públicos e prédios privados da cidade de Santarém, muitos já modificados ou demolidos.

"Nossa intenção é despertar nas novas gerações o interesse pelo o que ainda resta de nosso patrimônio histórico e cultural, representado pelos conjuntos arquitetônicos que tem sido alvo da especulação imobiliária", diz o padre Sidney Canto, presidente do IHGTap, lembrando da luta que os movimentos culturais vem realizando junto à Câmara Municipal, para aprovar a lei que pretende proteger esse patrimônio e evitar o que ocorreu recentemente com o Casarão Tapajônico, demolido para se transformar num estacionamento.

Ele diz ainda que a própria utilização de cartões postais para brindar amigos distantes através dos Correios, "por si só já é um ato que nos leva a atitudes do passado, num mundo moderno e digital onde quase todos só se comunicam através da internet".
O IHGTap lançará, até o final do ano, outras séries com fotos da região. A publicação destas fotos vem sendo feitas há um ano no perfil do Facebook do IHGtap e sempre fazem sucesso. "Muita gente nos tem solicitado a impressão destas fotos, e decidimos pela criação dos postais, como forma de angariar fundos para os serviços do instituto", finaliza padre Sidney.

Serviço:
Evento: Lançamento de Cartões Postais com fotos históricas
Organizador: IHGTap
Local: CR Stillo, na mendonça Furtado, próximo ao Fórum de Justiça
Hora: 17h30
Preço dos postais: R$ 30, 00 por cada conjunto de 16 postais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural