Escola de Santarém é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

escola frei ambrosioCom o projeto Sol Cidadão Legal, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio, de Santarém, o Pará é novamente um dos destaques do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em Brasília. O Estado foi destaque da premiação de 2012. A apresentação dos vencedores deste ano será na terça-feira (18), na capital federal.

Desenvolvido desde 2001, o projeto finalista trabalha, nessa fase, com uma campanha eleitoral, elegendo vereadores e prefeitos mirins. Assim, “Promovemos atividades de exercício pleno da cidadania, socializando conhecimentos acerca da Administração Pública referentes à tributação junto às atividades curriculares e extracurriculares”, explica a coordenadora do projeto, Eliana Mara Morais Santos. Entre os instrumentos pedagógicos usados, estão a “Cartilha da Prefeitura Mirim”.



“Em 13 anos de atividade o projeto se renovou a cada período e já atendeu diretamente mais de mil alunos,” diz a coordenadora. A estimativa é que o público indiretamente alcançado chegue a cinco mil pessoas. “Em 2015, teremos sete prefeitos e 35 vereadores mirins,” contabiliza.

Usando o teatro como ferramenta e tendo a educação fiscal como temática, o projeto promove “uma consciência cidadã junto aos alunos da escola”, afirma o grupo que coordena a iniciativa finalista. O conhecimento sobre tributação levou à montagem do espetáculo “O Auto da Barca do Fisco”, com repercussão em Santarém e nos municípios vizinhos Oriximiná, Rurópolis, Belterra e Óbidos.

Outra realização dos políticos mirins foi uma campanha pela reforma na escola. Segundo a coordenação do projeto, a escola será climatizada, ganhará quadra coberta, auditório, salas de projetos, espaços multidisciplinares e um novo visual. São os estudantes que acompanham passo a passo a reforma junto à gestão escolar.

As ações do projeto finalista são desenvolvidas com a Associação dos Amigos do Projeto Sol e com parcerias das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefa) e Educação (Seduc), Receita Federal e Grupo Municipal de Educação Fiscal e Secretaria Municipal de Finanças de Santarém.

Informações da Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural