Comissão da Verdade no PA

Assinada no dia 31 de março deste ano, a lei estadual que cria a Comissão da Verdade no Pará entra em uma nova fase a partir do próximo mês. No dia 1º de setembro, uma cerimônia no Espaço São José Liberto, em Belém, vai instalar oficialmente a comissão estadual de investigação a casos de tortura, morte e desaparecimentos durante o regime militar.
"O principal objetivo dessa comissão é investigar os fatos que ainda estão escondidos sobre o período sombrio do regime militar aqui no Estado e fazer uma reparação às vítimas desses crimes, resgatando o sagrado direito à memória de todos os mortos e desparecidos desse período”, afirma o advogado Egidio Sales Filho, membro da OAB e presidente da Comissão Estadual da Verdade.
A Comissão Estadual segue a política da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12.528/ 2011 e instituída em maio de 2012 com o objetivo de apurar e esclarecer os fatos de violações graves aos direitos humanos ocorridos no período entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro 1988.
A cerimônia de instalação da Comissão ocorre na próxima segunda-feira (1º).

Informações AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural