Rio Amazonas transborda e invade rua em Juruti

SAMSUNG CAMERA PICTURES


A avenida Marques Diniz, na frente da cidade de Juruti, amanheceu nesta 2ª feira, 05, praticamente coberta pelas águas do rio Amazonas.


Dado apresentado hoje pela Defesa Civil Municipal mostra que o nível do rio chegou aos 11 metros e 75 centímetros. “O nível está abaixo apenas 13 centímetros da cheia de 2009, quando chegou aos 11,88m. Em relação à cheia de 2013, o nível está 40cm acima”, disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdeci Araújo.


Na frente da cidade, as águas invadiram o Mercado do Peixe forçando os vendedores a se instalarem em uma área provisória no início da avenida Barão do Rio Branco. A água também traz uma vegetação que é encontrada no meio do rio.


Pelo levantamento da Defesa Civil Municipal pelo menos 533 famílias de mais de 30 comunidades devem ser prejudicadas pela subida das águas do rio Amazonas, nos próximos dias.


As escolas do meio urbano do município estão promovendo campanha a fim de arrecadar roupas e alimentos não perecíveis para ser doados a essas famílias.


A Defesa Civil Municipal encaminhou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente um relatório da situação em que se encontra o município de Juruti bem como um requerimento solicitando a liberação da madeira que se encontra apreendida na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas que depende de uma autorização estadual para ser destinada às famílias.
Igarapés – a cheia também afeta os igarapés no município de Juruti. No Balneário da Ponte, que fica a cerca de km da cidade, a água já toma conta de quase todo o espaço. Nesses locais o perigo são as cobras que, fugindo da enchente, procuram abrigo nas barracas e nos bares.


Udirley Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural